Médica nega atendimento a paciente com deficiência que se atrasou
A falta de comunicação e atendimento humanizado, causou alvoroço momentâneo no Posto de Saúde
Por Kleber Souza em 19 de novembro de 2019
Um morador descreveu como “descaso com paciente no Posto Central”, fato ocorrido na manhã desta terça-feira, dia 19, no Posto de Saúde Central de Ribas do Rio Pardo (MS).
Segundo relatos, a médica ortopedista se negou a atender o paciente que possui necessidades especiais de locomoção, em virtude do atraso de 45 minutos. “o mesmo não chegou no horário marcado (7h), vindo a chegar às 7h45”, conta Ataíde Martins.
O atraso ocorreu por falha do próprio sistema público de saúde e não por descuido do paciente. “Ocorreu um atraso de manhã por parte do paciente em decorrência de indisponibilidade de veículo da Secretaria de Saúde”, explica a secretária municipal de saúde, Helenice Falcão.
A falta de comunicação e atendimento humanizado, causou alvoroço momentâneo no Posto de Saúde, quando a médica teria declarado que “não o atenderia e que fosse agendado outro dia”.
Ataíde descreveu como desesperador, o estado emocional da acompanhante do paciente, diante da negativa ao atendimento. “Ela chorou e explicou como é difícil a locomoção e o agendamento”, disse Ataíde. Posteriormente, a acompanhante teria implorado pelo atendimento.
De acordo com a versão de Ataíde Martins, um terceiro paciente ‘tocado pela emoção’, cedeu sua vaga para o paciente que se atrasou. Entretanto, a secretária de saúde, contou que a troca de atendimento foi organizada pelo coordenador da UBS.
“Prontamente houve um pedido a um paciente em situação menos vulnerável e ele atendeu sem maiores dificuldades”, disse Falcão.
Sempre muito solícita a reportagem do Rio Pardo News, Helenice Falcão, contou que a demanda para ortopedia em Ribas do Rio Pardo é extensa. “Credenciaremos um médico ortopedista assim que for liberado o processo. O decreto-lei será votado hoje (19). Creio que conseguiremos acertar esta demanda até o final do ano”, pontuou.
![]() |

