Estado recebe 50 mil doses de vacina contra a meningite
Data de Publicação: 17 de julho de 2025 07:42:00 Nova vacina substitui a versão anterior e será aplicada em crianças de 12 meses nos 79 municípios de MS
Imunizante contra quatro sorotipos da bactéria causadora da meningite. (Foto: Divulgação/SES) |
Por Ketlen Gomes | Campo Grande News
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que Mato Grosso do Sul recebeu 50 mil doses da vacina meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis, causadora de meningites e infecções generalizadas. As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde e substituem o imunizante anterior, que protegia apenas contra o sorogrupo C.
Nesta nova etapa da campanha, a estimativa é vacinar 44.118 crianças de 12 meses de idade. A vacina foi incorporada ao calendário nacional em junho deste ano e já está disponível nas unidades de saúde dos 79 municípios do Estado.
De acordo com a SES, a logística de distribuição das doses segue o cronograma do PNI (Programa Nacional de Imunizações) e continuará ao longo de julho. A secretaria destaca que, em 2024, a vacinação com a meningocócica C ultrapassou 100% de cobertura em Mato Grosso do Sul, e a meta agora é manter o índice com a introdução da vacina ACWY no calendário infantil.
O coordenador estadual de imunização, Frederico Moraes, reforça a importância da adesão dos pais e responsáveis. “A meningite é uma doença grave, que pode ser evitada com a vacina. Esse reforço aos 12 meses amplia a proteção em uma fase crucial do desenvolvimento infantil”, afirma.
O imunizante protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria e é considerado uma das ferramentas mais eficazes na prevenção das formas graves da doença. Até então, a vacina ACWY era ofertada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) apenas para adolescentes entre 11 e 14 anos. Agora, passa a substituir a vacina meningocócica C também para o público infantil, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Imunizante contra quatro sorotipos da bactéria causadora da meningite. (Foto: Divulgação/SES)