Carreata marca último dia da Festa da Padroeira de Mato Grosso do Sul
Data de Publicação: 29 de junho de 2025 22:07:00 Programação deste domingo segue com missas especiais e shows no Santuário Estadual
![]() |
Por Kamila Alcântara | Campo Grande News
Mais de 300 veículos participaram, na manhã deste domingo (29), da tradicional carreata em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Mato Grosso do Sul. O evento integra a VIII Festa da Padroeira, promovida pelo Santuário Estadual, e percorreu a Avenida Afonso Pena.
A carreata foi realizada após a missa da manhã, celebrada pelo padre Paulo Sérgio Vital da Cruz, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Motoristas conduziram seus veículos em um momento de fé e devoção, acompanhando a imagem da padroeira ao longo do trajeto.
A programação da festa continua neste domingo com a missa das 16h, dedicada à peregrinação das Forças Armadas e das Forças de Segurança Pública. Às 18h, ocorre a missa de encerramento da festa, que reúne a peregrinação da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. A celebração será conduzida pelo padre Reginaldo Nascimento Padilha, reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Logo após as missas, o público poderá participar da parte social da festa, com shows gratuitos das atrações Os Cumpadi de Campo Grande, Lennon Macedo e Augusto e Leandro.
A VIII Festa da Padroeira começou no dia 20 de junho e termina neste domingo. O evento celebra o Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, comemorado em 27 de junho, e neste ano tem como tema “Maria, ajudai-nos a ser um testemunho da reconciliação e da esperança”.
Além das missas e procissões, a festa inclui praça de alimentação e atrações culturais abertas ao público.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi instituída como padroeira civil de Mato Grosso do Sul em 2017, por meio de lei estadual. O reconhecimento pontifício veio em 2022, quando a santa também passou a ser oficialmente padroeira do Estado perante a Igreja Católica.
A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também se estende a cinco cidades do Estado: Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas.