Morre veterinário e professor que fundou o Grupo Real em MS
Data de Publicação: 29 de junho de 2025 16:33:00 Claudio Martins Real morreu neste sábado (28), aos 99 anos
![]() |
Por Cassia Modena | Campo Grande News
Morreu neste sábado (28), aos 99 anos, Claudio Martins Real. Ele foi fundador do Grupo Real, que reúne empresas do ramo da nutrição e saúde animal, e se destacou como pesquisador na área de saúde bovina em Mato Grosso do Sul.
Claudio nasceu em 11 de fevereiro de 1926, em Capão do Leão (RS). Formou-se em Medicina Veterinária pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e tornou-se o professor catedrático mais jovem do País aos 24 anos.
Desenvolveu sua carreira empresarial em Mato Grosso do Sul. Em 1985, iniciou as atividades com uma loja de produtos veterinários em Ribas do Rio Pardo, que evoluiu para uma pequena fábrica de suplementos minerais.
Atualmente, o Grupo Real tem matriz em Campo Grande, uma unidade industrial em Cuiabá e centros de distribuição em Ji-Paraná (RO) e Hortolândia (SP), além de exportar produtos para o Paraguai, Bolívia e Guatemala.
Um ano após abrir a primeira loja, Real iniciou estudos sobre a mortandade de bovinos adultos, que dizimava milhares de animais à época em Mato Grosso do Sul. As pesquisas o levaram a criar o conceito de homeopatia de populações e a se tornar pioneiro na prática de homeopatia bovina no país.
Ele também foi professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), formando gerações de médicos-veterinários.
Em nota de homenagem, o Conselho Regional de Medicina Veterinária destacou que Claudio foi "brilhante", “um homem de inúmeras contribuições, cuja influência seguirá viva na história da Medicina Veterinária”.
O velório será realizado neste domingo (29), a partir das 6h, no Cemitério Parque das Primaveras, em Campo Grande. O sepultamento ocorrerá no mesmo local, às 16h30.