Calor acima da média e chuva: o que esperar do tempo em maio
Data de Publicação: 4 de maio de 2025 21:21:00 Em Campo Grande, estão previstas manhãs frias e tardes quentes, com variação de temperatura de até 15ºC
Por Viviane Oliveira | Campo Grande News
O mês de maio traz para Mato Grosso do Sul um clima mais típico de inverno do que de outono, com dias mais curtos e noites mais longas. Em Campo Grande, estão previstas manhãs frias e tardes quentes, com variação de temperatura que pode ultrapassar os 15°C ao longo do dia. A previsão aponta ainda calor intenso para grande parte do Estado, além de baixa umidade relativa do ar e chuvas isoladas.
De acordo com o Climatempo, as regiões de fronteira com o Paraguai e a Bolívia devem registrar as maiores variações térmicas, impactadas pela chegada de uma massa de ar frio polar. Cidades do sudoeste, como Bodoquena, Dourados, Iguatemi, Bonito e Bela Vista, podem ter tempestades nos próximos dias, embora a chuva esteja abaixo da média e ocorra de forma irregular.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o tempo será firme e seco nos próximos dias, com predomínio de sol e algumas nuvens. Pela manhã, as temperaturas ficarão entre 11°C e 14°C em municípios do sul, como Ponta Porã. Em alguns pontos isolados, os termômetros podem marcar menos de 11°C.
No período da tarde, o calor volta a predominar, com máximas previstas entre 29°C e 33°C nas regiões norte (Coxim, São Gabriel do Oeste, Sonora), sudoeste e Pantanal (Corumbá, Aquidauana). Em Campo Grande, as mínimas devem variar entre 16°C e 21°C e as máximas entre 28°C e 30°C.
A presença de um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo estável, o que também reduz a umidade relativa do ar para índices entre 25% e 45%. A situação exige cuidados redobrados com a hidratação, principalmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios. Apesar do cenário seco, pancadas de chuva podem ocorrer em algumas regiões de forma pontual.
Veja acima no mapa previsão de calor acima da média e chuva abaixo do esperado (Foto: reprodução / Climatempo) |