Mais chuva: Previsão alerta para temporal com 50 mm e ventos de 60 km/h em MS
Data de Publicação: 16 de abril de 2025 12:52:00 Inmet renovou aviso de chuvas intensas em 43 cidades sul-mato-grossenses
Por Karina Campos/Midiamax
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o alerta de chuvas intensas em 43 cidades de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (16), a previsão indica chuva de 50 milímetros e ventos de até 60 km/h nas próximas 24h.
O aviso de nível amarelo, que indica perigo potencial, é válido das 9h49 desta manhã às 10h de quinta-feira (17). Portanto, pode chover entre 20 e 30 milímetros por hora e até 50 mm ao dia, acompanhando ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Logo, a condição favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A orientação é evitar abrigar-se debaixo de árvores ou placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Em casos de emergência, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e o Corpo de Bombeiros no 193.
Estão no alerta: Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Inocência, Jaraguari, Ladário, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.
Acumulados de chuva
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essa situação meteorológica ocorre devido à disponibilidade de umidade, aliada à passagem de cavados em médios níveis da atmosfera.
Além disso, a atuação de áreas de baixa pressão atmosférica favorece a formação de nuvens e chuvas no estado de Mato Grosso do Sul. São esperados acumulados significativos de chuva, acima de 30 mm em 24h, principalmente nas regiões centro-norte, leste e sudeste do estado.
Contudo, o período favorece a queda nas temperaturas, com mínimas de 18 a 20°C e máximas de 24 a 27°C.