Português (Brasil)

Câmara aceita denúncia, mas mantém Lucas do PT no cargo durante apuração

Câmara aceita denúncia, mas mantém Lucas do PT no cargo durante apuração

Data de Publicação: 2 de abril de 2025 09:09:00

Compartilhe este conteúdo:

A 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo teve, nesta terça-feira (01), a aceitação, por 7x3, de denúncia que pede a cassação do mandato de Lucas Lopes (PT) por possível quebra de decoro parlamentar. Os vereadores, no entanto, optaram, por unanimidade, por não afastar o acusado durante os trabalhos da Comissão de Ética.

 

O colegiado que dará continuidade ao procedimento com as oitivas das testemunhas é presidido pelo corregedor Policial Christoffer (PL), com Lucy Duarte (PSD) e Anderson Arry (PSDB) ocupando a relatoria e o cargo de membro conforme acertado logo após o sorteio dos dois.

 

Impedido de votar por ser o acusado, Lucas Lopes foi substituído por sua segunda suplente, Cíntia Carla (PT). Já Sargento Nei (PSDB) se declarou suspeito por ser parente do denunciante, Julierme Lopo, sendo convocado Lourenço da Vidraçaria (PSDB) para votar em seu lugar.

 

Votaram para aceitar a denúncia: Dione Tavares (PSB), Jeová do Banco (PP), José Heleriano (PP), Lourenço da Vidraçaria (PSDB), Lucy Duarte (PSD), Policial Christoffer (PL) e Rose Pereira (PSDB);

 

Votaram para recusar: Anderson Arry (PSDB), Cintia Carla (PT) e Jaqueline Arimura (PT).

 

TRAMITAÇÃO

 

A Comissão de Ética tem até 30 dias para ouvir as testemunhas, de defesa e acusação, e emitir um parecer final para nova deliberação em Plenário.

 

Se oito ou mais parlamentares votarem pela cassação, Lucas Lopes tem seu mandato encerrado, com a Câmara Municipal formalizando a convocação de seu primeiro suplente Julierme Lopo (PT). Do contrário, a denúncia é arquivada e o vereador continua normalmente no Legislativo.

 

DENÚNCIA

 

Assinada por Julierme Lopo, a denúncia aponta quebra de decoro parlamentar, alegando que, no último dia 2, Lucas Lopes teria dirigido sob o efeito de bebidas alcoólicas, promovido acidentes e saído do local sem prestar assistência à vítima. O denunciante alega que a conduta do vereador é incompatível com a dignidade da Câmara Municipal.

 

"De acordo com os meios de comunicação, o Vereador Lucas Lopes Ribeiro (PT), estaria em um Show, ingerindo bebidas alcoólicas e de forma irresponsável, assumiu a direção do seu veículo automotor, saindo em alta velocidade pela via pública, atingindo violentamente uma pedestre de 41 anos que estava na calçada”, narra o denunciante.

 

Clique aqui e confira a denúncia na íntegra

 

OUTRAS PROPOSIÇÕES

 

A sessão teve, ainda, a aprovação, por unanimidade, de 11 projetos de lei e de um requerimento que cobrava urgência na tramitação dos PL’s.

 

APROVADOS POR UNANIMIDADE EM ÚNICA VOTAÇÃO

 

De autoria do prefeito Roberson Moureira (PSDB), os PL’s 16 e 34/25 buscam estabelecer parcerias com a Pestalozzi;

De autoria do prefeito Roberson Moureira (PSDB), o PL 29/25 busca estabelecer parceria com o Rotary Club;

De autoria do prefeito Roberson Moureira (PSDB), os PL’s 17, 19, 24, 27 e o 36/25 buscam estabelecer parcerias com a Agro Rio;

De autoria do prefeito Roberson Moureira (PSDB), os PL’s 14, 20 e o 21/25 buscam estabelecer parcerias com as Associações de Pais e Mestres (APM’s), das escolas estaduais Doutor João Ponce de Arruda e Eduardo Batista Amorim;

De autoria da Mesa Diretora, o Requerimento 16/25 cobra urgência na tramitação dos 11 projetos de lei de autoria do prefeito Roberson Moureira (PSDB) incluídos na pauta da sessão.

GRANDE EXPEDIENTE

 

O único a usar a palavra livre foi Lucas Lopes (PT), alegando que se reuniu com o secretário adjunto de Educação, Valdeir, e recebeu a informação de que os uniformes já estão sendo confeccionados e os materiais de escola já estariam em fase final de pedido para a licitação.

 

PRESENÇAS

Todos os 11 vereadores estiveram presentes.

REPRISE

Assista à reprise da sessão no Facebook da Câmara

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961