Câmara votará parecer que poderá levar a cassação do vereador Lucas Lopes em Ribas
Data de Publicação: 27 de março de 2025 09:15:00 Além disso, parecer propõe seu afastamento do cargo durante o período de tramitação do processo administrativo
![]() |
Da redação/Rio Pardo News
Os vereadores da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo (MS), estão com a responsabilidade de votar o parecer jurídico do vereador Corregedor, Policial Christoffer, reconhecendo que houve “violação ao Código de Ética e Regimento Interno” por parte do vereador Lucas Lopes Ribeiro, o Lucas do PT.
O parecer foi apresentado na última sessão ordinária, realizada terça-feira, dia 25. A denúncia, protocolizada junto a Mesa Diretora da Câmara Municipal, pelo eleitor Julierme Lopo, por sinal o suplente de Lucas Lopes, relata o acidente de trânsito noticiado internacionalmente, onde o vereador denunciado, Lucas Lopes, foi o motorista que atropelou uma mulher e evadiu-se do local sem prestar socorro à vítima, devido a possível estado de embriaguez.
Além do atropelamento, o vereador não conseguiu controlar seu carro e bateu em três outros veículos estacionados. Os acidentes aconteceram na madrugada do dia 2 de fevereiro, quando Lucas Lopes havia acabado de sair de uma festa, em uma boate, no bairro Jardim Vista Alegre, em Ribas do Rio Pardo (MS).
Populares, revoltados, atearam fogo no veículo de Lucas Lopes. O fato repercutiu com manchetes negativas expondo a imagem do Poder Legislativo de Ribas do Rio Pardo, em nível estadual, nacional e internacional.
O parecer apresentado pelo vereador Corregedor foi lido na sessão e, agora, compete a Presidente, vereadora Tânia Ferreira (PP), colocar em votação na próxima sessão ordinária, prevista para terça-feira, dia 1º de abril.
Este dia é conhecido como Dia da Mentira. Se o parecer for colocado em votação e não for aprovado, tudo poderá ser considerado uma mentira para os demais vereadores rio-pardenses. Nesse caso, a denúncia de quebra de decoro parlamentar, devido ao mau comportamento do vereador Lucas Lopes, será arquivada.
Mas, se o parecer for aprovado, uma comissão de vereadores será formada para agilizar a tramitação do processo, que poderá levar a cassação do vereador denunciado. Vale lembrar que existem outras punições, além desta, que poderão ser adotadas pela Câmara Municipal.
Há informações de que os eleitores rio-pardenses estariam organizando movimento para lotar o plenário da Câmara Municipal, exigindo a cassação do vereador Lucas Lopes, principalmente por ser um professor, que, em tese, deveria ter dado bom exemplo, seja como professor ou vereador.
O parecer da Corregedoria da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, é pelo afastamento do vereador durante o andamento do processo administrativo sobre o episódio em que se envolveu.
Nota da Redação
Matéria editada em 27/03 para alterações no título e no lead, a bem da verdade.
![]() |