Câmara reinicia obra de reforma e ampliação da sede
Data de Publicação: 17 de março de 2025 13:42:00
![]() |
Na semana do aniversário de 81 anos de emancipação político-administrativa de Ribas do Rio Pardo, a Câmara Municipal reiniciou, nesta segunda-feira (17), a obra de reforma e ampliação do prédio legislativo. O anúncio foi feito no próprio local pela presidente Tania Ferreira (PP), ao lado dos demais vereadores e de representantes das empresas responsáveis pelo novo projeto (Engeluga) e pela execução da construção (Predial).
“Tudo vai ficar melhor. Vai ter sala para reuniões, gabinetes individuais para os vereadores, salas para os servidores desenvolverem melhor seus trabalhos... Vamos ter energia solar, melhorar a climatização com ar-condicionado central, disponibilizar um estacionamento adequado...”, disse a presidente, ressaltando que a capacidade do auditório do Plenário será ampliada para 225 cadeiras.
A estimativa de gastos com a obra está, atualmente, em R$8,8 milhões, com previsão de conclusão dos trabalhos até o final do ano.
“Teve uma valorização por ser estrutura metálica, que custa mais, e teve uma redução da estrutura de madeira, que estava no orçamento, mas não vai ser necessário ser executada. Só que isso melhora a qualidade da obra, a durabilidade ... Hoje em dia, não tem mais o porquê de usar estrutura de madeira. Ainda mais num porte desse aqui de edificação onde a gente tem vãos de mais de 12, 13m... O ideal é estrutura metálica”, explicou Cosme Lisboa, gerente de projetos da Engeluga.
A Predial pretende ter cerca de 40 funcionários diretamente na obra.
“Nós já estamos recrutando e transferindo de algumas outras obras também. Nessa primeira semana é mais limpeza e uma nova mobilização. Até o final do ano, com certeza a gente entrega. Nossa previsão é entregar já em outubro para dar tempo para mobiliar todas essas coisas...”, disse João Setsuo Watanabe, engenheiro responsável técnico pelas obras da empresa.
Durante a reforma e ampliação, a Câmara segue funcionando no Estoril IV, com as sessões ocorrendo no Sindicato Rural. A sede temporária também passará por uma reformulação interna, com o projeto sendo aguardado para os próximos dias a fim de possibilitar mais comodidade aos vereadores, servidores e à população que vai ao Legislativo.
PRESENÇAS
Estiveram presentes os vereadores: Anderson Arry (PSDB), Dione Tavares (PSB), Jeová do Banco (PP), José Heleriano (PP), Lucy Duarte (PSD), Policial Christoffer (PL), Sargento Nei (PSDB) e Tania Ferreira (PP).
AMPLIAÇÃO DA CÂMARA
As obras de ampliação no prédio da Câmara foram iniciadas ainda no primeiro semestre de 2024. No entanto, assim que assumiu a Presidência, Tania Ferreira foi até o local, junto aos demais vereadores, e encontrou a construção paralisada.
A Predial, responsável pela execução da obra, apontava má qualidade dos projetos originais, alegando que os documentos inviabilizavam a continuidade da ampliação.
A Câmara notificou a empresa responsável pelos projetos sobre os erros no contrato, solicitando que fossem feitas as alterações. No entanto, os prazos foram descumpridos, com o Legislativo se vendo obrigado a aplicar uma advertência formal. Persistindo no problema, a Câmara decidiu pela anulação do contrato, inscrevendo a firma em um cadastro de inidoneidade e ingressando com procedimento judicial para reaver os valores que já haviam sido pagos.
No final de janeiro, o Legislativo contratou a Engeluga para readequar os projetos. A empresa já projetou câmaras como as de Coxim, Nova Alvorada do Sul e Rio Verde de Mato Grosso. Para a execução, foi mantido o contrato com a Predial.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara/Renaldo Souza***
![]() |