Português (Brasil)

Vereadores se reúnem com secretário de Saúde para estreitar o diálogo

Vereadores se reúnem com secretário de Saúde para estreitar o diálogo

Data de Publicação: 24 de fevereiro de 2025 18:27:00

Compartilhe este conteúdo:

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo recebeu, nesta segunda-feira (24), o secretário municipal de Saúde. Tiago Friosi se reuniu com os vereadores para se colocar à disposição dos parlamentares, falar sobre a realidade atual da pasta e apresentar alguns dos planos de gestão para o presente ano.

 

“Foi uma reunião muito boa, de grande valia. A gente precisa ter esse contato constante porque os vereadores são os primeiros a receber algumas críticas, mas a gente tem que saber o fundamento. É muito importante que possamos trabalhar em parceria”, disse a presidente Tania Ferreira (PP).

 

Tiago Friosi compareceu acompanhado do diretor do Hospital, Rudiney Leal, e da diretora de Atenção Básica, Ana Laura Lopes. O secretário afirmou que a reunião foi muito produtiva.

 

“O prefeito Roberson já havia deixado claro e eu vim reiterar que a Secretaria está de portas abertas para todos os parlamentares. Estaremos à disposição para atender a qualquer demanda que tiverem e, também, para vir aqui esclarecer qualquer dúvida que surgir, sempre que necessário”, disse Tiago.

 

FALAS DO SECRETÁRIO

 

Questionado sobre falta de medicamentos, Tiago Friosi alegou ter pegado uma secretaria totalmente defasada em questões de licitação, mas anunciou já ter uma lista emergencial de medicamentos para fazer o pedido. O secretário ainda disse ter pegado vários medicamentos com prazo de validade muito curto. “A gente está tendo que fazer as trocas e tirando eles de circulação”, disse, revelando que os remédios têm sua validade especificada por mês, e não por dia.

 

Um dos pontos abordados pelo secretário foi o atendimento noturno. Segundo ele, agora, dois postos fixos ficam de portas abertas das 7 às 21h, de segunda à sexta-feira: a UBS Central e o posto Gabriela Campos. Aos fins de semana, o atendimento é concentrado na UBS Central, das 7 às 17h.

 

Tiago citou a telemedicina e aproveitou para explicar o funcionamento aos vereadores:

 

“A telemedicina funciona assim: a gente tem um médico nosso, da unidade aqui de Ribas que fica à disposição desse serviço. O paciente vai no posto, volta lá na Secretaria e marca lá uma consulta com o médico em parceria com o Hospital Albert Einstein. São médicos do Albert Einstein que vão atender esses pacientes e lá, do lado do paciente vai ter um médico nosso, explicando para ele os sintomas, o que que está acontecendo. E isso é excelente para nossa população. É um atendimento de qualidade, que já tinha, só precisa de uma reestruturação, que é o que a gente está fazendo, marcando esses horários com o médico, com os pacientes para que funcione de verdade a telemedicina que é um programa excelente para o município”, disse.

 

Segundo o secretário, as especialidades atendidas pela telemedicina em parceria com o Hospital Albert Einstein são: cardiologia, pneumologia, reumatologia e infectologia (todos esses para maiores de 12 anos); neurologia, endocrinologia, gastroenterologia e psiquiatria (para todas as idades) e pediatria (de 0 a 16 anos).

 

O presidente da Comissão de Saúde (Educação, Saúde e Assistência Social e Honrarias) do Legislativo, Lucas Lopes (PT), também reforçou a importância do diálogo, destacando a relevância do serviço de telemedicina para a população.

 

Alguns dos outros pontos abordados por Tiago Friosi foram sobre: o Centro Integrado em Saúde, que funcionará anexo ao Hospital para fornecer atendimento a especialidades médicas como psiquiatria e obstetrícia; um protocolo para unificar o diálogo entre todas as unidades de saúde; e o anúncio de reformas, previstas para serem iniciadas em todas as unidades até o próximo semestre.

 

DIRETOR DO HOSPITAL

 

Rudiney Leal citou que os primeiros passos da gestão foram no sentido de organizar as equipes de trabalho e sobre a questão da implantação de protocolos e organização do atendimento.

 

“Estamos estudando projetos no sentido de qualificar melhor nosso centro cirúrgico, aumentar as cirurgias que são feitas no hospital, até mesmo aderir ao programa do Governo do Estado. Além de atender aos nossos munícipes, a gente quer conseguir operar para o Opera MS e colocar o nosso hospital de forma mais resolutiva, de maneira que as pessoas não tenham que sair do município para buscar o seu atendimento fora, em outra cidade. E o mais importante é o hospital estar preparado para esse crescimento da cidade. A gente tem que pensar o hospital para 10, para 20 anos, além das demandas atuais”, explicou, alegando que a principal demanda da unidade hospitalar, atualmente, é por procedimentos cirúrgicos.

 

“Nós já temos lá obstetrícia montada, temos serviço de urologia, cirurgia geral e ortopedia. Agora o desafio é ofertar mais procedimentos dentro dessas especialidades”, complementou, anunciando que a gestão já está conseguindo que um anestesista venha morar no município, o que pode possibilitar, inclusive, a realização de cirurgias de urgência e emergência diretamente no Hospital.

 

PRESENÇAS

 

Estiveram presentes: Dione Tavares (PSB), Jeová do Banco (PP), José Heleriano (PP), Lucas Lopes (PT), Lucy Duarte (PSD), Sargento Nei (PSDB) e Tania Ferreira (PP).

 

 

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961