Português (Brasil)

Secretaria de Saúde faz Pit Stop em avenida para divulgar ações contra leishmaniose

Secretaria de Saúde faz Pit Stop em avenida para divulgar ações contra leishmaniose

Data de Publicação: 20 de fevereiro de 2025 16:48:00

Compartilhe este conteúdo:

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio Centro de Zoonoses, realizou – essa semana – um Pit Stop para divulgar ações realizadas gratuitamente, como exames contra leishmaniose canina pelo município. A parada aconteceu em frente ao supermercado Costa, na esquina das avenidas Aureliano Moura Brandão com a Jesuíno Álvares de Barros. Ao todo, oito técnicos do setor de zoonoses participaram do evento.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos com informações sobre a prevenção da doença. “Nosso objetivo é orientar a população na prevenção da doença e levar ao conhecimento que esse teste é feito gratuitamente pelo município”, disse Andrea Guarda, médica veterinária. A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar exames gratuitos até sexta-feira (21).

Em 2024, foram vacinados 4.664 cães, sendo 2.637 na zona urbana e 1.023 gatos, sendo 701 na zona urbana. “Com esses números, podemos estimar que nossa população canina no município chegue em torno de 3.000 a 3.500 animais, alguns não são vacinados e outros na rede privada, e a população felina pode ser estimada em 2.500 a 3.000 animais, baseado nesses critérios e levando em consideração que os felinos não são animais que possam ser mantidos presos”, detalhou Andrea Guarda.

A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença infecciosa, não contagiosa, transmitida pela picada do mosquito-palha. Pode afetar pessoas e animais, principalmente cães. É causada pelo protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido pela picada do mosquito-palha, que é um inseto pequeno, de cor amarelada ou palha, que transmite o parasita às pessoas quando pica. O mosquito palha infecta-se por meio de animais silvestres, como raposas e marsu

piais.

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961