Declarações de amor, Tânia na presidência e afastamento de vereador dão início ao ano político em Ribas
Assim como em todo Brasil, posses foram realizadas na manhã do dia 1° diante de plenário lotado
Da redação/Rio Pardo News
A posse do prefeito e vice de Ribas do Rio Pardo, município localizado na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, bem como a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, ganharam destaque por diversos momentos nada protocolares e inusitados na vida política do município.
Primeiro que a sessão solene em que os vereadores empossam prefeito e vice, não foi realizada no plenário da Câmara Municipal, devido a obra de reforma não concluída.
A instalação da nova legislatura para o quadriênio 2025/2028, foi feita em plenário improvisado na sede do Simted - Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação. O salão esteve lotado e a sessão foi presidida pela vereadora Tânia Ferreira (PP), pelo fato dela ter mais idade entre os demais eleitos.
Conforme o protocolo constitucional, houve juramento dos eleitos e a posse do prefeito Roberson Moureira (PSDB) e do seu vice, Paulinho da Tabacaria (PP), bem como dos 11 vereadores e vereadoras eleitos. Dois hinos foram tocados na cerimônia: o nacional e o municipal.
Na sequência, momentos de emoção e lágrimas com os discursos políticos (ver matéria separada). O prefeito Roberson Moureira fez um discurso de agradecimento e reafirmou seus compromissos de campanha.
O vice, Paulinho da Tabacaria, foi breve e destacou a presença da sua família, que viajou do município vizinho, Água Clara, para estar no plenário, deixando claro que é o único político na família. Mas, ambos, prefeito e vice, esqueceram-se de falar sobre as esposas.
E o vice, Paulinho, foi o primeiro a quebrar o protocolo e fazer agradecimento a sua esposa, Ana Paula Passos da SIlva. E finalizou com uma declaração pública de amor: "Eu ti amo". Foi bastante aplaudido por isso.
No embalo, o prefeito Roberson já estava ao seu lado para fazer o mesmo. Elogiou, agradeceu e, também , fez declaração pública de amor a esposa, Adriana Peixoto, e os filhos. A emoção tomou conta de todo ambiente e mais aplausos para a atitude da dupla, em ter voltado ao microfone.
Eles foram muito elogiados pela plateia, amigos e familiares, afinal, principalmente, no caso de Roberson e Adriana, a história do casal é, reconhecidamente, cheia de lutas e vitórias emocionantes.
A vereadora Tânia encerrou a sessão solene, deixou prefeito e vice a vontade para se ausentar, mas eles preferiram ficar e assistir a sessão que definiu Tânia como presidente da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, para o biênio 2025/2026.
A eleição de Tânia entra para a história política do município por dois motivos: 1- Primeira mulher a presidir o Legislativo Municipal e, 2- Eleita por unanimidade.
Em seguida, a palavra foi franqueada aos vereadores. Charlin Castro foi o primeiro a falar. E aí mais emoção, com lágrimas e voz embargada. Ele falou da mãe, do pai e de toda turbulência política de sua campanha vitoriosa, já que sua projeção pública foi calçada na página do Instagram chamada "Ribas Ordinário".
Ele apresentou requerimento com pedido de afastamento do mandato, para ser secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer.
A vereadora presidente, Tânia, imediatamente, convocou o vereador suplente, Dione Tavares (PSD).
Os 11 vereadores empossados são:
Anderson Arry, Policial Christoffer, Charlin Castro Camilo (Charlin Ordinário), Jeová do Banco, José Heleriano, Jaqueline Arimura, Lucas Lopes, Lucy Duarte, Sargento Ney, Missionária Rose e Tânia Ferreira.
“Estou muito feliz por ser a primeira mulher a comandar a Câmara. Como disse o nosso prefeito Roberson, ninguém trabalha sozinho e eu preciso do apoio dos nossos companheiros de Câmara”, avaliou Tânia Ferreira, que vai para o terceiro mandato.
O vereador Charlin Ordinário vai comandar a Secretaria de Esporte, Juventude, Lazer e Turismo e abriu vaga para o seu suplente – o agora vereador Dione Tavares.