Português (Brasil)

Aliança transformadora: TJMS e Suzano unem forças no combate à violência de gênero em MS

Aliança transformadora: TJMS e Suzano unem forças no combate à violência de gênero em MS

Data de Publicação: 10 de dezembro de 2024 10:51:00 A parceria entre o TJMS e a Suzano é um exemplo de como empresas e instituições públicas podem se unir em prol do bem-estar social e na construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres

Compartilhe este conteúdo:

 

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) tem dado passos importantes no combate à violência contra a mulher e ao abuso e exploração sexual com a expansão da parceria com a empresa Suzano, que recentemente inaugurou uma unidade em Ribas do Rio Pardo. A união entre a Justiça estadual e a indústria de celulose visa fortalecer as ações de conscientização e apoio às vítimas, destacando a relevância de um trabalho conjunto na prevenção e combate a esses crimes.

Ontem, 9 de dezembro, a desembargadora Jaceguara Dantas visitou a nova fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo, que representa não só um avanço para a economia local, mas também se torna um ponto estratégico no enfrentamento de problemáticas sociais que afetam mulheres e crianças em todo o estado. Com a nova unidade, a Suzano passa a ter três fábricas em MS – as outras duas estão localizadas em Três Lagoas.

Durante sua visita, a desembargadora destacou a importância de envolver grandes empresas em ações sociais, como parte do compromisso coletivo para erradicar a violência doméstica e os abusos. "A parceria com a Suzano é um marco importante no fortalecimento de nossa rede de apoio, uma vez que a campanha 'Todos Por Elas' ganha um aliado poderoso na conscientização e no apoio às vítimas", afirmou Jaceguara Dantas, que também se reuniu com as lideranças e apresentou diversas sugestões de políticas internas que podem ser adotadas nas regiões em que a empresa atua.

A Suzano, que recentemente inaugurou a unidade de celulose em Ribas do Rio Pardo, tem se mostrado uma empresa engajada com causas sociais e ambientais. Ao abraçar a campanha #TodosPorElas, a companhia se compromete a fornecer suporte em diversas frentes, incluindo a disseminação de informações sobre os direitos das mulheres e a criação de espaços de escuta e acolhimento em suas instalações.

“Temos um trabalho visando a garantia de direitos, que é como conseguimos apoiar os nossos municípios para que públicos vulneráveis não tenham os seus direitos violados. Começamos com o trabalho olhando para a prevenção e exploração sexual de crianças e adolescentes em Três Lagoas, aqui em Ribas e em outras unidades, e com isso a gente entendeu que poderia fazer mais”, destacou o gerente de sustentabilidade da Suzano, Douglas Peixoto.

“Estar conectado ao Tribunal de Justiça é fundamental para nós, ajuda a engajar aqui dentro os nossos colaboradores, ajuda a engajar a comunidade. É muito importante para a gente participar de um movimento muito maior, que tem a possibilidade de impactar um público muito maior, então estamos muito felizes de fazer parte desse movimento”, completou o gerente de gestão pessoal, André Carvalho Maçal.

De acordo com dados da Suzano, a empresa tem diversas políticas voltadas para a promoção da inclusão e diversidade em suas fábricas.  Em Ribas do Rio Pardo, a unidade da Suzano conta com 583 mulheres no quadro de colaboradores, representando 24% do total de funcionários.  Em todo o país, há aproximadamente 5.292 mulheres na organização, sendo145 em cargos de gerência e chefia (26% do total).

Cooperação – Desde 2022, o TJMS e a Suzano têm um acordo de cooperação que surgiu da necessidade de unir esforços entre o poder judiciário e a empresa diante do impacto causado pela instalação da nova fábrica de celulose no município sul-mato-grossense. O crescimento vertiginoso da população local, decorrente da expansão da fábrica de bioprodutos, intensificou questões sociais sensíveis, como a violência doméstica e os abusos contra menores. O TJMS e a Suzano, então, estabeleceram uma colaboração estratégica para atuar preventivamente contra esses problemas.

A campanha #TodosPorElas tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de denunciar agressões, promover o empoderamento feminino e prevenir a exploração sexual, especialmente em regiões mais vulneráveis. Com a recente adesão da Suzano, novas oportunidades de envolver a sociedade civil, empresas e órgãos públicos nessa luta estão sendo ampliadas, refletindo uma ação conjunta que vai além dos limites do Judiciário.

Resultados – Com a ação de capacitação realizada nesta segunda-feira, cerca de 200 mulheres colaboradoras da Suzano foram apresentadas à ferramenta de medidas protetivas online e receberam orientações sobre o uso da plataforma ConectaJus Mulher, além de informações sobre canais de denúncia como o Ligue 180. A campanha já vinha sendo divulgada nas unidades da Suzano por meio da peça teatral "Vozes", que ao longo deste ano contou com 17 apresentações na empresa, sensibilizando mais de 4.000 colaboradores.

Desde 2021, a Suzano tem engajado seus colaboradores por meio de ações de sensibilização sobre a proteção e enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes. Aproximadamente 87.266 interações foram realizadas e 1.113 ações desenvolvidas, das quais 430 focaram na violência contra a mulher.

"Somente com a colaboração de todos é que conseguiremos avançar de forma significativa. A Suzano tem sido fundamental nesse processo, ajudando a levar essa mensagem de cuidado e proteção para mais pessoas", disse a desembargadora.

Saiba mais – A parceria entre o TJMS e a Suzano é um exemplo de como empresas e instituições públicas podem se unir em prol do bem-estar social e na construção de uma sociedade mais justa e segura para as mulheres. Desde a assinatura do acordo, em maio de 2022, diversas ações educativas e de conscientização já foram realizadas com os trabalhadores da Suzano.  Estima-se que a nova fábrica gere mais de 3 mil postos de trabalho diretos em operações industriais, florestais e logística.

O Tribunal de Justiça, por meio das suas Coordenadorias da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Infância e Juventude, tem atuado ativamente, oferecendo treinamentos e multiplicando informações sobre a legislação que protege mulheres, crianças e adolescentes. A participação da empresa e seu compromisso com essas causas têm sido fundamentais para ampliar o alcance dessas ações no município.

 

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961