Formada pelo Senai, Paloma impulsiona inclusão de 600 mulheres na nova fábrica da Suzano
Data de Publicação: 7 de dezembro de 2024 12:12:00 Instituição está com matrículas abertas em Mato Grosso do Sul
Paloma da Silva Vigiane, de 34 anos, é engenheira sênior da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo (MS) e exemplo de como a educação técnica pode transformar trajetórias. Negra, de origem humilde e formada no ensino público, Paloma iniciou sua jornada no curso técnico de eletromecânica do Senai, que foi o ponto de partida para sua carreira na indústria. Hoje, ela inspira e abre caminho para mais de 600 mulheres que trabalham na maior indústria de celulose do mundo.
“Foi no Senai que descobri minha paixão pela manutenção e construí a base para alcançar meus sonhos. Essa formação foi essencial para me tornar engenheira da Suzano”, destaca Paloma, que está há 16 anos no mercado e foi a primeira mulher contratada no projeto Cerrado, em 2021.
A fábrica atualmente emprega 609 mulheres, sendo 448 no setor florestal e 161 na indústria. Paloma, que contribuiu diretamente para a formação de muitas dessas profissionais, valoriza o ambiente inclusivo da Suzano. “Eu fui a única mulher em muitos setores onde trabalhei, mas aqui participei da capacitação e do crescimento de muitas outras”, relembra.
O Senai também reforçou seu papel na qualificação local ao iniciar a construção do Centro Integrado Sesi Senai (CISS), com um investimento de R$ 58,5 milhões, fortalecendo a formação de mão de obra especializada para a região.
Para quem busca oportunidades semelhantes, o Senai já abriu matrículas para 2025, oferecendo 1.640 vagas em mais de 20 cursos técnicos em 15 municípios de Mato Grosso do Sul. As inscrições estão disponíveis no site Futuro Digital.
Por Agora MS
![]() |
|