Português (Brasil)

Família de Werick quer justiça contra PMs acusados de executar jovem em Ribas do Rio Pardo

Família de Werick quer justiça contra PMs acusados de executar jovem em Ribas do Rio Pardo

Data de Publicação: 19 de novembro de 2024 18:39:00 Ato com dezenas de familiares quer esclarecimentos e transparência na investigação do caso

Compartilhe este conteúdo:
Os três irmãos de Werick clamam por justiça (Foto: divulgação) 

Da redação/Rio Pardo News

Cerca de trinta pessoas foram às ruas de Ribas do Rio Pardo (MS) no último dia 16, clamar por justiça contra Policiais Militares acusados de executar com três tiros, o jovem Werick Andrade Vito, 23 anos. De acordo com Jaqueline Vitória, 21 anos, principal testemunha do caso,Werick se ajoelhou e colocou as mãos na cabeça quando os PMs desceram da viatura. ''O policial deu a volta nele, agachou e atirou. Não perguntaram nada, não quiseram saber de nada, só atiraram'', detalha.

O ato iniciou no exato local em que o jovem foi baleado, em plena luz do dia, em frente à Escola Municipal Mareide Monteiro, no Parque Estoril. De lá, a passeata seguiu pacificamente até o Parque dos Ipês. O vereador Nego da Borracharia, primo da vítima, transmitiu várias partes do manifesto. "O Werick então, acuado, colocou a mão na cabeça aqui e se declarou rendido pela polícia", narrou.

Visívelmente emocionado, o vereador chega a se ajoelhar no local e, detalha movimentos dos policiais que seriam do momento dos disparos contra o jovem. "Nota-se pela manobra, que no momento que o Werick tá de joelho, o policial ele chega, dá a volta, ele segura a nuca do Werick, ele pega a pistola, e pelo vídeo, nota-se que ele leva a mão neste sentido, é o disparo. Quando o Werick cai, ele solta do Werick, ele manobra (pistola), por que tem que manobrar a pistola e coloca no coldre", conta Nego da Borracharia. 

O primo de Werick, diz ainda que, o jovem não estava armado e que, quem tem que ter medo de polícia é bandido. "O que tô acusando aqui, é que eles (políciais) executaram o Werick. Agora a pergunta que não quer calar é, por que executaram o Werick? Qual o motivo de executar o Werick?", desabafa.  

O vereador encerrou dizendo que "pode ameaçar, pegar primo meu, pode colocar arma na cabeça, pode fazer o que for, nós não vamos nos calar, enquanto vocês não forem punidos".   

Clique no link e assista, na íntegra, o vídeo que teve mais de 16 mil visualizações: https://www.facebook.com/100010420189574/videos/3847578352179532 

Dali, do local em que Werick foi abordado por quatro policiais e baleado com três tiros, familiares seguiram para para o Parque dos Ipês, com balões brancos nas maõs, camisetas e cartazes com frases exigindo justiça e, embalados pela música "Acabou" de Mc Tom.

Veja: 

https://www.facebook.com/100010420189574/videos/407509192437515

Nas redes sociais, a mensagem com pedido de justiça foi compartilhada por centenas de pessoas. 

Clamor por Justiça para Werick

O silêncio das autoridades, especialmente da Polícia Militar, no caso do Werick está ensurdecedor. Nós, como sociedade, não podemos nos calar diante dessa injustiça. Werick era mais que uma vítima – ele era um jovem com sonhos, uma pessoa querida por sua família e amigos. Sua vida não pode ser reduzida ao esquecimento.

Hoje, uniremos nossas vozes e corações em uma manifestação pacífica, mas firme, para exigir respostas e justiça. Não aceitaremos omissão nem descaso. A vida de Werick não pode ser em vão, e nosso grito de justiça será ouvido!

 

Procurado pela reportagem, Nego da Borracharia, disse acreditar na justiça. "Sim, acredito que a JUSTIÇA será feita, mas enquanto não aconteça nós vamos seguir lutando".  

 

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961