Alerta de tempestade atinge 71 municípios de MS
Data de Publicação: 2 de outubro de 2024 13:10:00 Chuva pode chegar acompanhada de rajadas de vento de até 60 km por hora
Área em amarelo indica risco de tempestade na maior parte de MS (Arte: Inmet) |
Por Gabriel Neris
A quarta-feira (2) será de altas temperaturas, mas Mato Grosso do Sul entrará em alerta para risco de tempestade, com rajadas de vento de até 60 km por hora, e volume de chuva de 50 milímetros.
A Capital amanheceu com céu cinzento, provocado pelas queimadas, e registra 28ºC nesta manhã. A temperatura deve atingir os 36ºC no decorrer do dia. Para quinta (3) e sexta-feira (4), as máximas previstas são de 33ºC e 35ºC, respectivamente.
O alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é válido entre 12h e o fim da manhã de quinta-feira para Campo Grande e outros 70 municípios do Estado.
O calor será intenso na região pantaneira. As máximas podem chegar aos 41ºC em Corumbá, 39ºC em Aquidauana e Coxim, e 38ºC em Porto Murtinho. No sul do Estado, a temperatura deve atingir os 34ºC em Ponta Porã e 37ºC em Dourados.
Outras máximas previstas para esta quarta-feira são de 40ºC em Três Lagoas e Paranaíba, 39ºC em Água Clara, 38ºC em Jardim e Ribas do Rio Pardo, 37ºC em Maracaju, Bonito, Nova Andradina, Ivinhema e Nova Alvorada do Sul, e 36ºC em Naviraí e Costa Rica.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o avanço de uma frente fria favorece o aumento de nebulosidade e a possibilidade de chuvas, acompanhadas de tempestades.
O alerta é válido para os municípios de Água Clara, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã e Jaraguari.
Também estão sob aviso Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.