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Delegação da BR-262 para governo de MS deve ter projeto neste semestre

Delegação da BR-262 para governo de MS deve ter projeto neste semestre

Clamor por duplicação ou terceira faixa em trecho da rodovia federal cresceu após construção de fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo

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Por:  e Fabiano Arruda/Primeira Página 

A delegação da BR-262 para o governo de Mato Grosso do Sul voltou à pauta nesta sexta-feira (23). O governador Eduardo Riedel (PSDB) falou sobre o assunto durante o lançamento da obra do CISS (Centro Integrado Sesi Senai) em Ribas do Rio Pardo, um dos municípios cortados pela rodovia federal.

BR-262, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo (Foto: Sérgio Saturnino)
BR-262, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo (Foto: Sérgio Saturnino)

“Minha expectativa é que a gente consiga, em articulação com o governo federal, que tem sido muito parceiro em compreender esse problema do Mato Grosso do Sul através do equipamento federal, buscar soluções. Nos comprometemos de apresentar ao governo federal, ainda neste semestre, um projeto definitivo. Eles vão analisar, aprovar e delegar para o estado, ir a leilão e buscar um parceiro privado para investimento de imediato aqui.”

Eduardo Riedel, governador de MS

Em construção, a fábrica de celulose da Suzano em Ribas do Rio Pardo deve começar a funcionar até o fim de junho. Com isso, o tráfego de veículos pesados pela BR-262 deve aumentar consideravelmente para escoar a matéria-prima e a produção. Por isso o clamor pela duplicação da rodovia ou, na pior das hipóteses, a construção de terceira faixa.

Segundo o governador, a expectativa é que a concessão seja feita por meio de leilão na B3 até o fim do ano.

Governador de MS, Eduardo Riedel, durante o lançamento da obra do CISS (Centro Integrado Sesi Senai) em Ribas do Rio Pardo (Foto: Sérgio Saturnino)
Governador Eduardo Riedel durante o lançamento da obra do CISS (Centro Integrado Sesi Senai) em Ribas do Rio Pardo (Foto: Sérgio Saturnino)

Pacote de rodovias

No âmbito do Escritório de Parcerias Estratégicas do governo estadual, há um procedimento de manifestação de interesse em andamento. Os estudos técnicos para concessão incluem:

  • BR-262, entre Campo Grande e a divisa MS/SP, passando por Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Três Lagoas, com extensão de 328,2 km;
  • BR-267, entre Nova Alvorada do Sul e a divisa MS/SP, com extensão de 246,7 km;
  • MS-040, entre o anel rodoviário de Campo Grande e o entroncamento com a MS-338, final do trecho urbano de Santa Rita do Pardo, com extensão de 226,3 km;
  • MS-338, entre o final do trecho urbano de Santa Rita do Pardo e o entroncamento com a MS-395, com extensão de 60,1 km;
  • MS-395, entre BR-267 e o entroncamento com a MS-338, com extensão de 7,7 km.
Localização dos trechos das rodovias MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267 (Foto: Reprodução/PMI/EPE)
Localização dos trechos das rodovias MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267 (Foto: Reprodução/PMI/EPE)

Desde 2023, o governo estadual vem dialogando com o Ministério dos Transportes para que haja a delegação dos trechos da BR-262 e da BR-267. Se isso ocorrer, o estado deve fazer a concessão junto com as rodovias estaduais que ficam entre as duas federais.

“O conjunto de rodovias contempla corredores de vias paralelas pavimentadas no sentido leste-oeste. Composta por três trechos de rodovias estaduais (MS-040, MS-338 e MS-395) e dois trechos de duas rodovias federais (BR-262 e BR-267). Totalizando 869 km de extensão, elas são as principais rodovias pavimentadas que interligam Mato Grosso do Sul ao estado de São Paulo, e num aspecto mais amplo, serão os principais acessos da Rota Bioceânica, pelo Estado de MS.”

Trecho do Procedi (FOTO: GERSON OLIVEIRA)mento de Manifestação de Interesse
 (FOTO: GERSON OLIVEIRA)
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