Português (Brasil)

Ribas vive dilema de conciliar a manutenção do Mantena com progresso industrial

Ribas vive dilema de conciliar a manutenção do Mantena com progresso industrial

Data de Publicação: 24 de dezembro de 2023 16:40:00 Movimento público mostra a cara contra extinção do Balneário Mantena

Compartilhe este conteúdo:

Por Kleber Souza/Rio Pardo News

A população do município de Ribas do Rio Pardo, localizado na região centro-leste de Mato Grosso do Sul, vivencia um problema já enfrentado por grandes metrópoles mundiais, como São Paulo, por exemplo. Trata-se de como conciliar o desenvolvimento industrial e a preservação do meio ambiente.

Durante seus 79 anos de emancipação (fará 80 em 19 de março de 2024), Ribas do Rio Pardo tem como matriz econômica nos seus 17.308 quilômetros quadrados, o agronegócio, sendo, principalmente, a pecuária e a exploração comercial de florestas plantadas. Sempre foi carente de indústrias de grande porte.

Mas, agora, o município está em destaque no cenário nacional, com a construção do que será a maior indústria produtora de celulose do mundo. E, por mais que o projeto tenha sido idealizado para assegurar menos impacto ambiental, certas transformações ainda não estão plenamente absorvidas pela população.

Em São Paulo, dois de seus principais rios, o Tamanduateí e o Ribeirão Anhangabaú, foram eliminados para dar lugar ao progresso, sem contar o terceiro, o Tiête, que está moribundo. A vitória, portanto, tem sido do progresso industrial.

Em Ribas do Rio Pardo, a tentativa é evitar o fim do Balneário Mantena, que durante décadas, bem ou mal, garante diversão e alívio climático no verão para os moradores do município.

Baseada em uma carta de anuência, assinada perante ao Imasul pelo então prefeito Zé Cabelo em 13 de outubro de 2014, a atual gestão já dá como certa a construção do novo balneário municipal. Nas entrelinhas, entende-se como certo, o fechamento do Balneário, mas algumas pessoas estão mobilizadas no sentido de evitar que isso aconteça.

Para tanto, a Associação de Proteção e Preservação do Córrego Mantena, Rio Pardo e seus afluentes - APP Mantena Rio Pardo, fez convocação pública e, menos de uma centena, dos seus quase 30 mil habitantes, se fez presente. Entre eles, cinco vereadores e dois ex-prefeitos. 

Na reunião realizada nesta quinta-feira, dia 21, às 19 horas, no auditório do Sindicato Rural, alguns usaram da oportunidade para falar e defender a manutenção do Balneário onde sempre esteve localizado.

Entre as principais decisões, estão:

1 - Oficiar o Município de Ribas do Rio Pardo para que explique se o Balneário de Ribas será extinto.

2 - Oficiar a empresa Suzano para que informe qual será o impacto no córrego Mantena e em especial para os banhistas daquela bacia.

3 - Oficiar a Câmara de Vereadores de Ribas do Rio Pardo para que se faça audiência pública, bem como abra comissões para ouvir as associações do referido projeto.

4 - Oficiar Imasul para que apresente informações do impacto ambiental no balneário Mantena;

5 - Solicitar reunião com os vereadores aqui presentes para interceder junto ao Governo do Estado para recuperação do Balneário Mantena.

6 - Oficiar o Município para que apresente as medidas de preservação do córrego barrinha, em especial a sua nascente.

 

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961