Página começou despretensiosa e virou porta-voz da população em Ribas do Rio Pardo
Data de Publicação: 19 de setembro de 2023 09:41:00 Morando em Portugal, criador da 'Ribas Ordinário' volta para a cidade de origem comemorar aniversário da página no Facebook
Por Méri Oliveira/Top Mídia News
Charlin Castro Camilo é um especialista em cruzeiros e hotelaria que também desempenha o papel de criador e administrador da página "Ribas Ordinário". Lançada em outubro do ano passado, essa página conquistou rapidamente milhares de seguidores nas redes sociais, concentrando-se principalmente na vida cotidiana da cidade de Ribas do Rio Pardo.
Como Charlin descreve: "Sou criador e gestor do Ribas Ordinário. Hoje tenho um parceiro na página que se chama Jonas Moreira, com o crescimento tive que ter alguém para cuidar do financeiro e administrativo."
A ideia de criar a página surgiu de forma bastante casual: "O Ribas Ordinário foi criado em outubro de 2022. Eu estava em uma roda de amigos e falei: 'vou criar uma página com memes da cidade, postar informações', algo bem despretensioso. E aí eu usei o nome Ribas Ordinário, porque eu seguia uma página chamada Recife Ordinário. E eu não esperava que a página ia ter esse crescimento que teve, né? E aí, com o passar do tempo, se tornou um canal onde as pessoas pudessem publicar achados e perdidos, depois, também."
Consequentemente, as postagens na página passaram a abranger uma variedade maior de tópicos.
"As pessoas também começaram a usar a página para fazer críticas à Sanesul, Energisa, essas concessionárias de energia e água, por conta das falhas que essas empresas estavam causando na cidade, além do município, que enfrenta grandes dificuldades, porque não acompanha o crescimento, com uma péssima gestão administrativa do prefeito, então a população usa a página realmente como um canal para que seja ouvida", revela Charlin.
A página Ribas Ordinário se tornou a principal fonte de informações locais, incluindo incidentes como acidentes: "É muito instantâneo, tudo que acontece na cidade a gente recebe, e em menos de 10 minutos a gente tem informação. Então, sites nacionais como UOL, G1.com, Globo News, Jornal da Record, Alfinetei, Metrópoles, sempre usam nossas informações. A mídia estadual também."
Estabelecendo Autoridade e Posicionamento
Além de relatar eventos cotidianos, achados e perdidos, e questões relacionadas a concessionárias e acidentes, o Ribas Ordinário se tornou um canal direto de comunicação e uma voz ativa da comunidade ao cobrar ações das autoridades locais e da gestão pública para resolver os problemas enfrentados pelo município.
"A nossa parte ajuda a comunidade, e isso é muito gratificante, porque muitas das vezes, o morador lá de um bairro carente não consegue ser ouvido por alguém na administração pública municipal. Essas pessoas não têm muito acesso à informação. Então, através da nossa parte, elas nos procuram e a gente cobra as autoridades para que as coisas sejam resolvidas", explica Charlin.
Como é comum em tais casos, a página se tornou uma voz representativa da cidade, envolvendo-se ativamente em questões políticas e pressionando a prefeitura por ações efetivas.
"Hoje o Ribas Orginário tem uma presença muito forte nas questões políticas do município, porque realmente é o porta-voz da população de Ribas. E as autoridades respeitam quando a gente cobra e realmente sentem a pressão que é ser cobrado pelo Ribas Ordinário. A população já acorda todos os dias olhando o WhatsApp para ver o que está rolando.", acrescenta Charlin.
Do Outro Lado do Oceano
Como diz uma famosa música, "de longe também se ama", e o mesmo se aplica a gerenciar perfis de redes sociais com mais de 20 mil seguidores, cobrar ações das autoridades e compartilhar o cotidiano de uma cidade. Charlin faz isso tudo mesmo estando atualmente em Portugal.
"Do Ribas Ordinário dá para ver o que está acontecendo e, atualmente, eu moro em Portugal, mas em outubro eu vou retornar para o Brasil, justamente para cuidar dessa administração do Ribas Ordinário presencialmente, ter uma cobrança mais efetiva nas autoridades, para que as questões da cidade sejam resolvidas o mais breve possível, e fazer esse papel realmente de ser o porta-voz de forma presente, através da população de Ribas", adianta Charlin.
O primeiro aniversário do Ribas Ordinário não passará despercebido: "Então, basicamente é isso. A gente completa um ano agora em outubro e a gente pretende realizar uma programação especial com uma festa, também, que deve acontecer na cidade, e várias outras ações sociais, também"
Sensibilidade
"O caso que mais se destacou na página, que chamou a atenção, foi recentemente, de um professor que dançou com uma criança autista dentro da sala de aula. Esse professor ocupa hoje um papel importante na vida dessa criança, e foi realmente uma pessoa que transformou a vida dele", começa o jovem.
"E esse vídeo ele viralizou na internet e foi utilizado até pela página UFNT, que é uma página com alcance nacional, e vários sites de notícias nacionais e estaduais também veicularam essas informações."
Ao final, Charlin se diz grato por todo o resultado e o "agito" que o Ribas Ordinário vem fazendo.
"Sou muito grato pelo alcance que a gente tem hoje, são 21 mil seguidores. É gratificante a gente representar a população, a gente cobrar para que melhorias sejam feitas na nossa cidade e de fato melhorias são feitas na nossa cidade quando o Ribas Ordinário cobra. As coisas são resolvidas com mais facilidade e eu sou muito grato por ter criado algo de forma despretensiosa e ter se tornado esse canal muito importante, não só para Ribas, mas também para todo o estado, porque através do Ribas Urginário o Brasil inteiro vê o que acontece em Ribas", conclui.