Da faixa velha à cachaça, Renaldo Carioca mostra ‘magia’ de boteco raiz
Data de Publicação: 5 de agosto de 2023 22:55:00 Com muito bom humor, jornalista faz marketing gratuito de estabelecimentos simples do interior e da Capital
No Instagram, Renaldo faz propaganda e mostra magia de boteco raiz. (Foto: Reprodução/ Instagram) |
Por Jéssica Fernandes / CAMPO GRANDE NEWS
Não tem boteco, borracharia, praça ou restaurante que Renaldo Souza, de 34 anos, não consiga fazer uma boa propaganda. Sozinho e com o celular em mãos, ele anuncia na camaradagem os pequenos negócios de Ribas do Rio Pardo, Campo Grande e outros municípios.
Com um estilo irreverente e engraçado, o jornalista faz o conteúdo por entretenimento e para divulgar no perfil do Instagram, que conta com 148 mil seguidores. Os vídeos também ajudam os homens e mulheres por trás dos estabelecimentos ‘raiz’.
Natural do Rio de Janeiro, Renaldo mora em Ribas do Rio Pardo há seis anos, onde atua como analista de comunicação. Em meados de abril deste ano, ele decidiu movimentar o perfil e mostrar a realidade que poucas pessoas levam para as redes sociais.
“Partiu de um entretenimento leve mesmo e não imaginava que iria tomar essa proporção. Eu tive a ideia de começar a mostrar a realidade dos barzinhos porque o Instagram é uma rede monetizada, tem os dublês de rico. Eu falei: 'Por que não puxar isso para realidade desses locais que a gente passa no dia a dia?’. Muitas vezes a magia da coisa está justamente ali”, afirma.
O que o jornalista não esperava é que a ideia de mostrar a ‘magia’ e a verdadeira essência desses lugares iria agradar a galera. Na rede social, ele saiu dos mil seguidores e ultrapassou os cem mil. “Graças a Deus um degrauzinho de cada vez vamos colhendo os resultados”, diz.
O interessante do conteúdo é a autenticidade, pois Renaldo mostra cada detalhe do ambiente sem tentar embelezar ou esconder aquela cadeira velha ou a prateleira empoeirada. A faixa do Natal esquecida na parede, os animais que rodeiam o ambiente, o pneu velho largado e outras características do cenário viram piada.
Sem roteiro, equipe e só com o celular, Renaldo chega nos estabelecimentos e quando tem autorização do dono ou dona começa a gravar. “Minha ideia é essa de fugir daquela publicidade convencional que acho que já está saturada. Eu quero ajudar os locais, mas de uma forma mais bem humorada, descontraída e naturalmente”, explica.
Sem roteiro, equipe e só com o celular, Renaldo chega nos estabelecimentos e quando tem autorização do dono ou dona começa a gravar. “Minha ideia é essa de fugir daquela publicidade convencional que acho que já está saturada. Eu quero ajudar os locais, mas de uma forma mais bem humorada, descontraída e naturalmente”, explica.
A ajuda, segundo o jornalista, é direcionada para perfis específicos de empreendedores. “Nessa questão de bar, boteco raiz e lugares aleatórios faço a divulgação orgânica para gerar o conteúdo. Eu brinco que não teria cabimento chegar no bar do seu João e cobrar R$ 10 mil para fazer o vídeo. Da mesma forma não teria por que ir numa choperia que cobra R$ 100 pelo prato e fazer de graça”, comenta.
Com convites para gravar em outros estados do Brasil e até no exterior, Renaldo também conseguiu atrair atenção de empresas e marcas interessadas em pagar para serem anunciadas. Ainda assim, ele pontua que a alegria é fazer parte da história de alguns bares e botecos.
“Eu faço pela alegria de fazer parte e conhecer aquele santuário cervejeiro onde cada um tem sua história, magia e em cima disso acaba tendo essa chamada das empresas pra gente conversar”, afirma.
No fim, os vídeos que rodam na internet e chegam a seguidores de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba acabam ajudando quem mora em Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Água Clara e Campo Grande.
“Muitos donos nem Instagram tem, nem na internet sabem mexer, mas eu pego o contato de algum filho ou filha para mandar o vídeo e muitos tem retorno positivo. Esses dias a dona do Pausa no Lanche, que é um dos vídeos que fez mais sucesso, falou que todo dia vem um dizer que a viu no Instagram. Isso me deixa feliz”, destaca.
Quem quiser acompanhar o conteúdo, o perfil no Instagram é @renaldocarioca
Clique aqui, assista os vídeos e siga o Carioca no Instagram