Português (Brasil)

MP transforma denúncia de fraude na Gestão João Alfredo em Inquérito Civil

MP transforma denúncia de fraude na Gestão João Alfredo em Inquérito Civil

Data de Publicação: 22 de fevereiro de 2023 23:53:00 “Não encontrei o cascalho, cobrei do secretário (Obras) na época e as planilhas não condiziam com a realidade", diz Nego

Compartilhe este conteúdo:

Da redação/Rio Pardo News 

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurou inquérito no último dia 3 para investigar e apurar denúncia que aponta irregularidade na aquisição de 24 mil toneladas de cascalho durante o primeiro ano (2021) da Gestão João Alfredo.

Esta é a segunda vez que o procedimento é aberto contra a atual administração para descobrir se direitos coletivos foram violados.  

De acordo com representação (01.2022.00000974-0) do vereador Nego da Borracharia (PSD), protocolada em 14 de fevereiro de 2022, somente no ano de 2021, a Prefeitura de Ribas comprou e pagou mais de R$ 600 mil em cascalho moledo e brita fina. Antes de formalizar a representação na Promotoria, o vereador relata que realizou diligências nas ruas e estradas não pavimentadas no município e não conseguiu verificar “nem de perto a aplicação do montante de cascalho adquirido”.  

Ainda na denúncia, o vereador relata que a soma dos trechos que foram cascalhados, não ultrapassam 7 quilômetros. Entretanto, a quantidade adquirida (24 mil toneladas) seria capaz de cascalhar cerca de 46 quilômetros. “A situação se torna ainda mais preocupante na medida em que se tem informação que em determinada estrada vicinal empresa privada doou cascalho para ter uma melhor condição de acesso à sua propriedade (Fazenda Cachoeirinha e Fazenda Seriema)”, detalha parte da denúncia.

Também há divergências claras nos relatos de servidores, bem como, em planilhas de controle da Secretaria Municipal de Obras. Tanto na zona urbana, quanto na zona rural, também há contradição dos moradores que residem próximo a áreas em que a Prefeitura diz ter realizado cascalhamento. Porém, o suposto serviço de melhoria das vias públicas não foi visto por esses moradores.

“A Gestão João Alfredo parece ter implantado um novo tipo de cascalhamento: o fantasma. Ninguém sabe, ninguém viu. Infelizmente mais uma grave denúncia de desvio ignorada pela maioria dos vereadores, agora, a única esperança da população é que a Justiça elucide os fatos”, pontua Kleber Souza, editor-chefe do Rio Pardo News.

“Não encontrei esse cascalho, cobrei do secretário (Obras) na época e as planilhas não condiziam com a realidade. A Promotoria está apurando e tá chegando aos pontos”, comenta o vereador Nego ao Rio Pardo News.

Procurada pela reportagem, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura visualizou nossas mensagens, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961