Homem de gelo ‘acorda’ e conquista 1ª vitória na temporada da PBR
Data de Publicação: 24 de janeiro de 2023 16:46:00 O rio-pardense Vitinho caiu de dois touros e terminou em quinto lugar em Duluth.
Por Eliane Silva — Redação Globo Rural
O retorno do bicampeão José Vitor Leme, 25, às arenas “acordou” o campeão mundial de 2018, Kaique Pacheco, 27, chamado nos EUA de “Ice Man”, ou Homem de Gelo. No último final de semana (21 e 22 de janeiro), com uma performance perfeita no lombo de três touros, o paulista Kaique conquistou sua primeira vitória na temporada, na etapa de Duluth, na Georgia, a oitava da temporada 2023 da Professional Bull Riders (PBR), diante de uma multidão barulhenta que lotou a Gas South Arena em um dia de temperaturas negativas.
Kaique e Leme protagonizaram a maior rivalidade do Mundial dos últimos anos. Nos dois anos em que Leme foi campeão, Kaique foi o vice-líder. O peão de Ribas do Rio Pardo (MS), que venceu as duas etapas anteriores após se recuperar de uma lesão nas costas, caiu de dois touros e terminou em quinto lugar em Duluth.
Os 90,5 pontos no lombo de Homegrown, na segunda rodada, no entanto, permitiram a Leme chegar a 386,50 pontos e colar no líder do ranking, o americano Andrew Alvidrez, que terminou em nono na etapa e soma 446,50 pontos. Foi a 66ª vez na carreira e a segunda na temporada que o brasileiro alcançou a pontuação de 90.
Em terceiro na classificação do Mundial, já aparece o Ice Man, que terminou a etapa anterior na vice-liderança e era 12º antes das montarias em Duluth. Na primeira rodada, ele marcou 87,5 pontos no touro Younder. No domingo, fez 82,75 pontos em Chanler’s Dream e se classificou em segundo lugar para a rodada decisiva, em que os peões podem escolher o touro. Escolheu BesTex Smokestack e acertou: cravou 90,5 pontos, a 29ª nota acima de 90 pontos de sua carreira na elite da PBR e a primeira da temporada.
Confiança
“Na vida você tem alguns altos e baixos. Isso acontece, faz parte da vida, faz parte do jogo. Comecei um pouco devagar na temporada, mas estou feliz por voltar, tenho trabalhado muito para isso. Eu preciso apenas continuar trabalhando duro para ser melhor a cada vez”, disse Kaique à assessoria da PBR. A vitória lhe rendeu US$ 42.786,67 e 126 pontos no ranking. Agora, ele está a 145 pontos do líder e a 85 pontos do maior rival.
O americano Jess Lockwood, bicampeão mundial em 2017 e 2019, estava fora das disputas se recuperando de contusão desde fevereiro de 2022. Voltou com apetite e ficou em segundo lugar em Duluth, com duas montarias de 8 segundos em três touros. Depois de cair na segunda rodada, foi classificado em sexto lugar para a decisiva. Escolheu confrontar I'm Legit Too, touro que ele já tinha montado uma vez para 90 pontos, e cravou 92 pontos, a melhor nota da etapa de Duluth.
Os brasileiros Luciano de Castro (3º) e João Henrique Vieira (4º) completaram o top five da oitava etapa. Castro, que marcou 90,75 pontos na rodada decisiva, subiu do 15º para o nono lugar no ranking. O veterano Vieira chegou à rodada decisiva invicto e na liderança, mas foi derrubado pelo touro Flapjack em 5s54. Ele ocupa agora o 21º lugar na classificação.
O “circo” da Unleash The Beast (Liberte a Fera), nome da divisão de elite da PBR, desembarca no próximo sábado e domingo (28 e 29 de janeiro) em Indianápolis (Indiana) para a disputa da nona etapa. As finais do campeonato de 23 etapas serão disputadas em Fort Worth, no Texas, entre os dias 12 e 21 de maio, com premiação de US$ 1 milhão para o campeão da temporada.
Paulista Kaique Pacheco teve uma performance perfeita no lombo de três touros neste final de semana Divulgação/PBR |