Férias e covid espantam doadores de sangue e Hemosul amplia horário no sábado
Data de Publicação: 6 de janeiro de 2023 16:06:00 Local atenderá das 7h às 17h para tentar ampliar estoque que atende rede pública e privada em todo MS
Doadora durante retirada de sangue no Hemosul (Foto: Divulgação/Hemosul) |
Todo início de ano é assim, o número de doadores de sangue diminui porque muitos estão em viagens de férias, mas, desta vez, doenças respiratórias, inclusive a covid-19, pioram a situação. Com menos da metade da média de doações diárias, o Hemosul pede que a população da Capital faça doações e abrirá o dia todo no sábado (7).
O atendimento será das 7h às 17h, sem intervalo no horário de almoço, em Campo Grande. O endereço é Avenida Fernando Corrêa da Costa 1304, no Centro. Os doadores podem ir em qualquer horário do dia alimentados e com um documento pessoal com foto.
A gerente de captação, Suelen Moreira, explica que o Hemosul atende toda a rede pública e também privada no Estado, ofertando bolsas de sangue a pacientes que precisam com urgência. Para quem quiser fazer doação ainda nesta sexta-feira, o atendimento vai até às 17h.
“Por dia, recebemos cerca de 150 doadores e agora estamos com média de 70. Em dezembro e janeiro é comum cair o movimento por conta das férias, viagens. Também tem muitas chuvas e mudança de clima. Estamos ligando e chamando os doadores, mas muitos estão com sintomas de doenças respiratórias, como gripe e covid, o que também gera um impacto no número de doações”, comenta Suelen.
Interessados em fazer doações podem tirar dúvidas pelo Whatsapp de atendimento do Hemosul. O número é (67) 9 9298-6316.
Por Caroline Maldonado/ CAMPO GRANDE NEWS