Português Italian English Spanish

Mais 15 empresas parceiras juntam-se à Suzano em defesa dos direitos de crianças, adolescentes e mulheres em Ribas do Rio Pardo (MS)

Mais 15 empresas parceiras juntam-se à Suzano em defesa dos direitos de crianças, adolescentes e mulheres em Ribas do Rio Pardo (MS)

Data de Publicação: 4 de agosto de 2022 10:52:00
Novos parceiros aderiram ao Programa Agente do Bem, juntando-se à Suzano, à prefeitura e ao TJMS nas ações de prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e violência contra as mulheres no município.

O diretor de Engenharia da Suzano Maurício Miranda.

 

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, mobilizou mais 15 empresas para aderirem ao Programa Agente do Bem, com a missão de proteger os direitos das crianças, adolescentes e mulheres de Ribas do Rio Pardo, município onde constrói uma nova fábrica. As novas parcerias foram oficializadas no mês de julho, resultado do planejamento de prevenção e mitigação de impacto da operação, com apoio da Childhood Brasil, organização da sociedade civil que atua na prevenção e no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes por meio do seu Programa Grandes Empreendimentos.

O  Programa Agente do Bem começou a ser implementado pela Suzano no município em setembro de 2021, como estratégia de desenvolvimento social integrada às instalações de seu empreendimento. Desde então, a empresa somou forças com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) para a execução da iniciativa, realizando campanhas educativas sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violências contra as mulheres e sensibilizar mais de 4 mil colaboradores em prol da causa.

O diretor de Engenharia da Suzano Maurício Miranda, responsável pelas obras de implantação da nova fábrica no município, avalia a união de tantos parceiros como histórica para a empresa e o programa. “Engajando mais empresas e agentes públicos, a Suzano está conseguindo expandir o plano de ação do Agente do Bem de forma inédita e levar mais longe a mensagem de que cada pessoa é um agente responsável pela proteção dos direitos humanos, em especial das crianças, adolescentes e mulheres. Por acreditarmos que só é bom para nós se for bom para o mundo, abraçamos a missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sem violência onde mantemos nossas operações”, enfatiza.

Para Eva Cristina Dengler, gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil – organização parceira da Suzano há sete anos nas ações de proteção aos direitos das crianças e adolescentes, como o Programa Agente do Bem – o empreendimento de Ribas do Rio Pardo tem um marco importante na adesão dessas 15 empresas ao compromisso público e voluntário na proteção dessas pessoas e o respeito às mulheres. “Engajar de forma pioneira a cadeia de fornecedores do empreendimento por meio do Programa Agente do Bem é uma estratégia que possibilita ampliar o alcance e multiplicar o impacto positivo das ações preventivas”, ressalta.

Os parceiros

As empresas que aderiram às ações do programa são: Afonso Franca Construções e Comércio Ltda; Andritz Brasil Ltda; CEL Engenharia Ltda; Cesbe S.A. Engenharia e Empreendimentos; Enesa Engenharia Ltda; Fortes Engenharia Ltda; Hitachi Energy Brasil Ltda; HTB Engenharia e Construção S.A; Imetame Metalmecânica Ltda; MSE Engenharia Ltda; Poyry Tecnologia Ltda; Siemens Energy Brasil Ltda; Suez Water Technologies and Solutions Brasil – Tratamento De Águas Ltda; Tucumann Engenharia e Empreendimentos Ltda; e Veolia Water Technologies Brasil Ltda.

As novas parceiras se comprometeram a apoiar publicamente o programa e suas ações, levando também para dentro de suas bases a missão de implementar diálogos para a prevenção e denúncia de casos de violação de direitos humanos, a exemplo da Suzano.

Ao ampliar o número de signatários, o Programa Agente do Bem cria um escudo cada vez maior para a garantia dos direitos de crianças, adolescentes e mulheres em Ribas do Rio Pardo. “É em rede que nos fortalecemos para prevenir e mitigar as violações desses direitos. A Suzano segue com o compromisso de mobilizar cada vez mais agentes para dar essas garantias especialmente aos grupos mais vulneráveis”, ressalta Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.

Outras parcerias do Agente do Bem

O Programa Agente do Bem começou a ser executado em Ribas do Rio Pardo em setembro do ano passado, em parceria com a Childhood Brasil, inicialmente com mapeamento territorial e diálogos internos entre colaboradores da Suzano para reconhecimento e prevenção a todos os tipos de violência a que estão mais suscetíveis as crianças, adolescentes e mulheres. No mês seguinte, a empresa firmou parceria com a administração municipal de Ribas do Rio Pardo para o fortalecimento das políticas públicas preventivas e protetivas nos direitos humanos tocantes aos grupos prioritários.

Em maio deste ano, mês de enfrentamento ao abuso e exploração Sexual de crianças e adolescentes, foi assinado um Acordo de Cooperação  mútua entre a Suzano, o TJMS e a prefeitura de Ribas do Rio Pardo para intensificar as ações de prevenção e proteção. Com o documento, o TJMS, por meio das Coordenadorias da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da Infância e Juventude e o Juízo da Comarca de Ribas do Rio Pardo, se compromete a atuar como multiplicador de informações e conhecimento sobre toda a legislação envolvendo o tema.

Já a prefeitura está cedendo os locais e servidores públicos para que ações de capacitação e treinamento sejam realizadas. E a Suzano entra com o apoio para o desenvolvimento de todas as oficinas e capacitações realizadas a respeito dos temas, realização de eventos e fomento para a estruturação da rede de apoio às mulheres, crianças e adolescentes, bem como a realização de campanhas convidando toda a comunidade de Ribas do Rio Pardo a atuar como agente protetor e fiscalizador dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes.

Histórico do programa

Lançado em Mato Grosso do Sul pela Suzano em 2016, durante a construção de sua segunda fábrica em Três Lagoas, o Agente do Bem nasceu da parceria com a Childhood Brasil no município de Três Lagoas com o objetivo de mobilizar todos os setores da sociedade local para participar de ações de proteção dos direitos de crianças e adolescentes. A iniciativa se expandiu em 2021, sendo levado para outros nove municípios: Água Clara (MS), Conceição da Barra (ES), Dom Eliseu (PA), Imperatriz (MA), Itapetininga (SP), Mucuri (BA), Pedro Canário (ES), Ribas do Rio Pardo (MS) e Suzano (SP).

Em Ribas do Rio Pardo, a iniciativa passou a incluir ações para a proteção dos direitos das mulheres, em decorrência do aumento do número de casos de violência registrados em todo o Mato Grosso do Sul.

Por Assessoria 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961