Português (Brasil)

Após ser massacrado, prefeito 'foge' de debate com o povo e sai derrotado de Audiência Pública

Após ser massacrado, prefeito 'foge' de debate com o povo e sai derrotado de Audiência Pública

Data de Publicação: 23 de maio de 2022 14:44:00

Compartilhe este conteúdo:

 

 
 
 

 

DA REDAÇÃO/RIOPARDONEWS - Fotos Rio Pardo News 

Nenhuma sugestão apresentada pela população que compareceu em massa na Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor de Ribas do Rio Pardo, chamou mais a atenção do que o 'massacre' sofrido pelo prefeito João Alfredo Danieze (PSOL), durante o debate de ideias no plenário da Câmara Municipal no último dia 18 de maio.

O evento que pode ser classificado como histórico, pois mesmo em noite fria, reuniu quase uma centenas de pessoas, durou quase quatro horas e contou com representantes de diversos setores, como autônomos, líderes religiosos, entidades não governamentais, empresários, comerciantes, servidores públicos, entre outros, como os ex-prefeito Roberson Moureira e Paulo Tucura. 

Com visível conhecimento da realidade local  atual, o mediador do debate, Wilson Italiano, mesmo sendo forasteiro, também foi um dos que contribuíram de maneira muito positiva para propósito da audiência.

De negativo mesmo, somente a postura coronelista do prefeito que não conseguiu esconder a vontade de aprovar goela abaixo um 'Plano Diretor Bomba'. Porém, foi surpreendido com a presença de pessoas preparadas e carregadas de argumentos.

Pelas imagens da transmissão, é possível ver o momento em que João Alfredo decide 'fugir' praticamente no meio da audiência. Ele se levanta, vai em direção ao palestrante e aguarda alguns segundo. Não é possível ouvir exatamente o que o prefeito diz, mas o microfone capta um pedido de desculpas. "Você me desculpa mas...", diz o prefeito antes de deixar o plenário. João Alfredo se quer teve a fineza de aguardar para ouvir o que os cinco vereadores presentes tinham para falar sobre o novo Plano Diretor. Clique aqui e veja o vídeo do momento da fuga!

"A tentativa antidemocrática de impor suas vontades sem ouvir o povo foi desconstruída de maneira incrível. Mais uma vez o prefeito se mostrou incoerente e despreparado para o debate de ideias, tanto que foi taxado de traidor pelo corretor de imóveis mais respeitado do município. Não restou outra alternativa, se não, fugir da audiência, como acabou fazendo João Alfredo, sem nenhum pudor", comenta Kleber Souza, editor-chefe do Rio Pardo News, um dos participantes do evento.

O comportamento incoerente do prefeito é tão absurdo e generalizado que, não soube respeitar nem mesmo o que ele mesmo disse na abertura da audiência, ao afirmar que a participação de todos seria muito importante e que o objetivo seria coletar o maior número de sugestões para o que ele chamou de "audiência pública final", fato que ele, lamentavelmente, não soube aceitar.

Contratado pelo Instituto Votorantim para conduzir a revisão do Plano Diretor, o professor Wilson Italiano disse que considera um privilégio participar deste trabalho. "Isso tem sido muito gratificante pra mim", pontuou. Italiano explicou que o que foi apresentado em audiência (Revisão do Plano Diretor) não tem pretensão de ser acabado e nem pode ter. "Estamos fazendo isso aqui para que ele (Plano Diretor) seja questionado, debatido, remendando, enfim, que saia um documento de consenso. Um pacto entre a cidade, representada pela Câmara, pela sociedade e pelo poder executivo. Se a gente conseguir fazer isso, bom pra gente", disse na abertura da audiência.

Wilson Italiano disse ainda que o Plano Diretor é documento que é da cidade e geralmente, gera polêmicas. "Foi montada uma apresentação para tentar ser o mais didático possível". Ainda no início, o mediador forasteiro parecia prever que o prefeito não estava disposto a ser questionado e contrariado ao alertar: "Não tem sentido fazer plano diretor, cai por terra se a gente não estimular a participação das pessoas. Plano Diretor que não traz as pessoas para conversar é insucesso, não vira", disse.

Porém, João Alfredo e sua truculência absurda e surreal, parece ter ignorado mais essa sugestão para seguir somente com o que 'lhe vem à cabeça", e assim o fez até o minuto 120, quando fugiu reunião destinada a participação dos cidadãos.

Entre as inúmeras declarações absurdas dada por João Alfredo durante a audiência, como se estivesse no quintal de sua casa, ou em seu inóspito escritório de advocacia, o Rio Pardo News traz ao longo desta semana, uma coletânea dos embates ocorridos na histórica audiência pública e detalhes do massacre argumentativo do povo que possivelmente motivou a fuga do prefeito.   

Sem sombra de dúvidas, o 'ponto alto' do evento foi o desabafo de Linto Wilmar Ferreira, ilustre morador e corretor de imóveis. Ao usar a palavra, Linto acusou João Alfredo de prejudicar seu projeto de loteamento, antes mesmo de tomar posse como prefeito (dezembro de 2020). "Fez parar o sonho que estávamos planejando para beneficiar justamente essa empresa (Suzano)", desabafou. Linto foi aplaudido pelos presentes. Assista o vídeo abaixo.

Linto classificou João Alfredo como 'meu homem de confiança' e disse que foi apunhalado pelas costas. "O senhor como meu advogado, meu homem de confiança que eu ajudei, foi o primeiro a meter a espada nas costas daquele que estava trabalhando pelo progresso de Ribas do Rio Pardo", esbravejou. 

Ainda no discurso acalorado, Linto acusou João Alfredo de travar o progresso e de usar informações privilegiadas em detrimento dos envolvidos em um loteamento na região do Ribeirão Mantena, área que fica próxima ao canteiro de obras da fábrica da Suzano. Linto fez questão de repudiar as atitudes do prefeito João Alfredo. "Travou o progresso, travou o sonho dessas pessoas que estão aqui. Por que se depender dele, além de querer me perseguir, ainda vai proibir esse loteamento. Pode ter a certeza disso. Fica aqui o meu repúdio, meu ilustre prefeito, meu amigo, meu advogado que me traiu", finalizou Linto.

Além de Linto, grande parte dos presentes fizeram críticas pesadas a forma petulante com que João Alfredo vem conduzindo o município. E essas críticas serão noticiadas ao longo desta semana, com exclusividade aqui, no site Rio Pardo News.

O QUE DIZ O PREFEITO SOBRE A FUGA? 

Encaminhamos à Assessoria de Comunicação da Prefeitura, questionamentos sobre 'a fuga' do prefeito que deixou o evento, praticamente uma hora antes do encerramento e deu as costas para as considerações dos vereadores Isac, Nego, Edervânia, Christoffer e Tânia.

Sem maiores detalhes, a Assessoria informou que 'a fuga' do evento teria sido motivada por uma indisposição. "Ele teve uma indisposição. Foi até o centro, ao lado do Wilson, para fazer uso do microfone e justificar sua saída, mas para não prejudicar o andamento das propostas optou por sair sem pedir novamente a palavra. Falhamos em não transmitir nos microfones a justificativa de sua saída longo em seguida", explicou ao Rio Pardo News.

ASSISTA AO VÍDEO EM QUE LINTO REPUDIA O PREFEITO: 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961