Português (Brasil)

Dia de Campo: fazenda de Ribas será palco de evento sobre Carne Carbono Neutro

Dia de Campo: fazenda de Ribas será palco de evento sobre Carne Carbono Neutro

Pesquisadores vão apresentar resultados do primeiro ano de produção da URT da Fazenda Boa Aguada.

Compartilhe este conteúdo:
 

No evento realizado pela Embrapa e pelo Grupo Mutum que acontece durante a manhã desta sexta-feira, 10 de agosto, em Ribas do Rio Pardo, MS, pesquisadores vão apresentar resultados do primeiro ano de produção da Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Fazenda Boa Aguada. O Dia de Campo tem apoio da Tortuga-DSM, Rede ILPF e Marfrig.

Estão previstas quatro estações técnicas de campo onde pesquisadores irão apresentar resultados como do componente arbóreo, desempenho forrageiro e animal, bem-estar e qualidade de carne e resultados econômicos da URT Carne Carbono Neutro (CCN).

O pesquisador Rodrigo Gomes fará um resumo dos quatro sistemas silvipastoris avaliados no que se refere a desempenho animal. Segundo o especialista, neste primeiro ano, 25 animais foram incluídos nos quatro sistemas integrados e todos foram capazes de neutralizar o gás metano produzido pelos bovinos o que significa que todos os arranjos são aptos para o sistema CCN.

Em se tratando de bem-estar animal e conforto térmico a pesquisadora Fabiana Villa Alves irá relatar dados desde a implantação dos sistemas e de microclima durante este ano. A questão de manejo de pastagem nos diferentes sistemas também será comentada, bem como os abates, quando o pesquisador Gelson Feijó abordará os aspectos de qualidade de carne e carcaça.

Outra apresentação será a econômica da URT CCN a ser feita pela pesquisadora Mariana Aragão. Ela adianta que dos sistemas analisados todos se mostram economicamente viáveis. Detalhes no de analise de investimento e perspectivas de mercado serão repassadas aos participantes.

O foco do dia de campo é a marca CCN desenvolvida pela Embrapa cuja produção de animais deve estar atrelada a condições adequadas de manejo da pastagem e do solo que promovam conforto térmico, bem-estar animal e mitigação do gás metano compensadas pelas árvores do sistema em que são criados.

Durante o evento a Embrapa irá apresentar os avanços da produção CCN em uma publicação da série documentos (nº245) intitulada “50 perguntas 50 respostas” que de forma clara e objetiva responde as dúvidas mais comuns dos leitores e, por fim, falará sobre a parceria Embrapa e Marfrig que envolve os conceitos produtivos  (CCN) e Carne de Baixo Carbono (CBC), ambos desenvolvidos pela Embrapa.

Para o pesquisador Roberto Giolo os avanços estão acontecendo e é fruto de um trabalho que vem sendo feito desde 2012. Segundo ele, até 2019 estará disponível o protocolo CCN que são recomendações e normas de produção.

A programação completa do Dia de Campo CCN pode ser conhecida no site da Embrapa Gado de Corte. Para participar do evento os interessados deverão se dirigir até a fazenda Boa Aguada e fazer a inscrição no local do evento que começa a partir das 8 horas. Poderão participar a comunidade científica, produtores rurais, empresários da cadeia produtiva da carne e do setor florestal, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e extensionistas.  

Deverão participar do evento o governador do Estado de MS, Reinaldo Azambuja, Secretários de Estado, representantes de Universidades Federais e do Estado de MS e de outros Estados.

Eliana Cezar (DRT 15.410/SP) 
Embrapa Gado de Corte 

Contatos para a imprensa 
gado-de-corte.imprensa@embrapa.br 
Telefone: 67 3368-2142

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961