Em Ribas do Rio Pardo fazendeiro é multado em R$ 278 mil por desmatamento ilegal de 258 hectares
Árvores eram transformadas em cerca para fechar a fazenda
Além de desmatar 258 hectares, proprietário explorou madeira de forma ilegal (Divulgação/PMA) |
Por Correio do Estado
Um fazendeiro, de 56 anos, foi autuado administrativamente e multado em R$ 278,1 mil por desmatamento e exploração ilegal de madeira, ontem (23), em sua propriedade, em Ribas do Rio Pardo.
Na fazenda, que tem 12 mil hectares, a Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou dois tratores com um correntão de 36 metros realizando o desmatamento ilegal. Uma área de 258 hectares já havia sido eliminada, com derrubada de diversas árvores de grande porte sem autorização ambiental.
Segundo a PMA, a vistoria foi acompanhada pelo administrador da fazenda, que alegou estar realizando a limpeza de pastagem, porém, esse tipo de atividade, que é permitido com a Autorização Ambiental Eletrônica (AAE), não permite o desmatamento de árvores de grande porte. A licença só permite a derrubada de arbustos, de até 1,3 metro, com uso de roçadeiras ou foices.
EXPLORAÇÃO DA MADEIRA
Em outra área próxima ao local, os policiais verificaram a exploração de madeira de diversas árvores de grande porte. As árvores derrubadas estavam sendo transformadas em estacas, postes e mourões para cercas e parte já estava instalada ao redor da propriedade.
Devido aos desmatamentos ilegais e falta de cuidados com o solo, a PMA verificou vários processos erosivos na propriedade.
Os tratores e as madeiras foram apreendidos e as atividades na fazenda foram interditadas.
O dono da propriedade terá que apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental estadual. Ele, que mora em Araçatuba (SP), além da multa, também responderá por crime ambiental, que prevê pena de seis meses a um a ano de detenção.