Aulas presencias completaram um mês sem uniforme, sem material e sem transporte escolar
Data de Publicação: 23 de setembro de 2021 12:11:00
DA REDAÇÃO
O intempestivo retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Ribas do Rio Pardo (MS) escancarou como as coisas na Secretaria Municipal de Educação acontecem sem o mínimo planejamento.
O tão esperado momento de receber os alunos nas escolas do município, aconteceu em 16 de agosto, um ano e meio depois da suspensão das aulas presenciais em virtude do início da pandemia, em março de 2020.
Estudantes que optaram pelo retorno a sala de aula, não receberam uniforme, não receberam material escolar e também não foram contemplados com o transporte escolar da zona rural e urbana.
Os três produtos básicos – uniforme, material e transporte, é uma das muitas promessas alardeadas em palanque político durante a campanha de 2020.
“Os pais e os alunos estão desmotivados e não é por receio do vírus, mas sim pela dificuldade de comprar um caderno e uma camiseta. O retorno foi ‘para inglês ver’”, pontua Kleber Souza, editor-chefe do Rio Pardo News e professor da rede municipal.
Na zona rural, muitos querem voltar, mas sem transporte escolar é impossível. “O ônibus não passa, como mando minha filha?”, questiona um pai que vive no Assentamento Nossa Senhora das Graças.
Desde que assumiu o comando da Secretaria de Educação, Nizael Flores e seu staff, tiveram mais de 8 meses para se organizarem, mas infelizmente deixaram a desejar.
Nitidamente os gestores desta importante pasta, deixaram de lado o planejamento estratégico para agirem com o impulso imediatista e irresponsável, característico da gestão psolista do prefeito João Alfredo.
Ainda capenga, o transporte escolar que contempla estudantes da zona rural, retornou somente em 20 de setembro, mas atendendo pouquíssimas linhas.
Sem nenhum constrangimento, João Alfredo repete os ex-prefeitos nas mazelas que castigam a educação pública em Ribas do Rio Pardo e está longe de entregar o que prometeu para o setor.
POR FORA BELA VIOLA...
Assim como sempre aconteceu, a Gestão João Alfredo conseguiu se igualar as gestões anteriores no quesito ‘me engana que eu gosto’ quando o assunto foi reforma dos prédios das escolas.
Banheiros, telhados, encanamentos e rede elétrica, continuam causando transtornos desagradáveis nas escolas do município. A pintura meia-boca que cobriu apenas as paredes mais visíveis, foi feita com tinta inadequada e comprometeu a qualidade e a durabilidade.
Inevitavelmente, os problemas da reforma ‘chinfinha’ aparecerão em curto espaço de tempo. “O engraçado é que o João Alfredo detonava tudo. Por várias vezes vi ele falar das reformas mal feitas. Dizia de boca cheia que por fora era bela viola e por dentro pão bolorento. Agora que ele tá lá, tá fazendo pior. Difícil de entender...”, detona um ex-eleitor do prefeito.
O QUE DIZ A GESTÃO JOÃO ALFREDO? NADA!
Em busca de um posicionamento da Administração Municipal em relação a ingerencia frente a Educação de Ribas, encaminhamos questionamento a Ouvidoria e a Assessoria de Comunicação.
Até o fechamento desta matéria não houve retorno.
Desuniformazados, os alunos da Escola Iracy da Silva Almeida chegam para mais um dia de aula. (Foto Rio Pardo News) |