Português (Brasil)

João Alfredo quer transformar ‘refúgio dos pobres’ em secretaria de Escola

João Alfredo quer transformar ‘refúgio dos pobres’ em secretaria de Escola

Compartilhe este conteúdo:

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze (PSOL) quer transformar o prédio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-Estoril) em uma repartição que atenda interesses administrativos da Escola Municipal Usina do Mimoso – Polo.

O prédio do CRAS-Estoril só deixará de ser CRAS se houver autorização da Câmara de Vereadores.

Mesmo inacabado, o prédio foi inaugurado irresponsavelmente pelo prefeito Zé Cabelo (PSDB) em 2016, desde então, o prédio sofre com a ação de vândalos e aguarda a boa vontade de gestor um que entenda a importância das políticas públicas sociais e que se coloque no lugar dos menos favorecidos.

Durante quatro anos, a Gestão Tucura também ignorou a importância de se ter um CRAS na região. “Eu acreditava que o João Alfredo iria colocar pra funcionar, por que ele é contra as coisas erradas. Agora ele vem com essa?? Por isso que dizem que ele não gosta de pobre”, comentou uma moradora do São Joaquim no Facebook.   

Ignorando completamente a importância do local público popularmente como refúgio dos pobres, dos desamparados e dos mais carentes, o prefeito justifica aos vereadores que a intenção diminuir despesas com aluguel.

João Alfredo parece ignorar também os anseios e a necessidade das mais de 700 famílias carentes, cadastradas no município, que precisam dos serviços do CRAS, como fazer o Cadastro Único; ter orientação sobre os benefícios sociais; pedir apoio para resolver dificuldades de relacionamento e de cuidados com os filhos; fortalecer a convivência com a família e com a comunidade; ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social; ter orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica; ter orientação sobre outros serviços públicos; entre outros.

O CRAS é um direito, é gratuito e deve ser mantido pela Prefeitura e pelo Governo Federal.

Inconformado com a ideia sem é nem cabeça do prefeito, o vereador Anderson Arry (PSDB) esteve no local e gravou vídeo onde pede encarecidamente que o prefeito retire o projeto de votação. O vídeo teve grande repercussão, com centenas de reações, dezenas de comentários e dezenas de compartilhamentos.

A ensaboada do vereador expõe a falta de sensibilidade social do prefeito psolista. “Nessa área da Assistência Social a gente tem que analisar muito, se vale a pena algumas economias. O serviço social é muito importante para a população. As pessoas que moram aqui no entorno, têm dificuldades para chegar até o CRAS lá (centro velho), a grande maioria não tem veículo, as mães têm que largar as crianças com alguém, os idosos levados por alguém, então muito importante ter o prédio próprio”, pontuou o vereador e assistente social do município.

Arry terminou dizendo que é preciso ‘territorializar e trazer pra perto da população’ os serviços do CRAS. “Agora está nas mãos do prefeito, dar vida ao prédio como CRAS. A população vai te agradecer bastante. Prefeito João, tire esse projeto de votação. De a esse prédio a autônima necessária para que funcione como CRAS. O senhor pode ter certeza que o senhor vai ser melhor reconhecido”.

“Apoiamos vc Anderson precisamos muito desse CRAS”, comentou Adriana Fidelis.

“Eu como moradora do São Joaquim vejo uma grande necessidade de ter um atendimento dessa função de assistência social aqui pra cima”, pontuou Elaine Cristina.

Gezinha Silva Prado também entende a necessidade estratégia do CRAS no Estoril. “Muito bem Anderson, precisamos de assistir a população, principalmente desses bairros afastados do centro, que é difícil acesso”.

O projeto de lei (04/21) deve ser lido e encaminhado para análise das comissões na Sessão Ordinária desta terça-feira, dia 23, às 19h na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo (MS).

Por Kleber Souza em 23 de Fevereiro de 2021

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961