Português (Brasil)

Desencontro de informações pode tirar direito de escolha de pré-candidato em Ribas

Desencontro de informações pode tirar direito de escolha de pré-candidato em Ribas

Desencontro de informações no TRE tira direito de escolha de pré-candidato em Ribas

Compartilhe este conteúdo:

O desencontro de informações do sistema de dados da Justiça Eleitoral pode tirar o direito de escolha partidária do pré-candidato a vereador Marcelo Antônio Garcia da Silva, o Lobinho. Na semana passada o caso foi destaque na imprensa estadual. O site Midiamax noticiou a negativa liminar da Justiça Eleitoral que não entende como dupla filiação o caso de Marcelo.

Agora, resta ao pré-candidato aguardar decisão de mérito e, caso seja negada, ficará impedido de disputar a eleição pelo partido desejado. O PSDB no caso. 

Em rápida consulta às informações disponibilizadas ao público em geral é possível perceber disparidade com os dados internos, neste caso, utilizadas pelo juiz eleitoral de Ribas do Rio Pardo (MS), Idail De Toni Filho, para negar o pedido de dupla filiação de Marcelo.

Documentos oficiais do site do Tribunal Superior Eleitoral mostram claramente que Marcelo Antônio Garcia da Silva filiou-se em 3 de abril de 2020 em dois partidos: SOLIDARIEDADE E PSDB.

Fundamentado nessas informações, o advogado Natanael Godoy tentou com o pedido de tutela provisória de urgência, para que o pré-candidato não seja prejudicado.

Entretanto, o juiz considera os documentos Ids 1228397 e 1228400 do sistema de dados. Baseado nessas informações, Idail alega falta de elementos suficientes e inocorrência para conceder dupla filiação a Lobinho. Nesta informação, não acessível ao eleitor em geral, Marcelo teria se filiado no PSDB no dia 2 de abril, e não no dia 3, conforme indicado pelo sistema de filiação do site tse.jus.br

A dissonância nos dados preocupa e levanta dúvida se a informação pública disponibilizada ao eleitor terá validade. Nesta quarta-feira, dia 3, realizamos nova consulta ao sistema de filiação partidária do site tse.jus.br

Embora a situação seja classificada como ‘cancelado’, Marcelo Garcia da Silva segue com data de filiação no PSDB, em 3 de abril de 2020. Mesma data em que o sistema aponta a filiação no SOLIDARIEDADE, mas ‘regular’.

Vale lembrar que este não é o único imbróglio que envolve eleitor que quer ser candidato neste ano de 2020 em Ribas do Rio Pardo (MS). 

O EX OU ATUAL PARTIDO?

Procurado pela reportagem, o presidente do SOLIDARIEDADE em Ribas do Rio Pardo, Ricardo Scavassa, disse entender a decisão do pré-candidato. “Creio eu, que esses envolvidos devem ter visto um caminho melhor para eles, filiando-se em grupos que se revezam no poder”, pontuou.

Para Scavassa, a vida é feita de escolhas. “Na política e na vida fazemos escolhas, nós do Solidariedade escolhemos o caminho que poderá proporcionar a prosperidade coletiva e bem estar social de todos, criando uma identidade ao nosso Município, focando em qual cidade queremos deixar para nossos filhos e quais filhos queremos deixar para Ribas, acreditamos que Ribas Merece +, Ribas Pode +. Nos últimos 30 anos, vários candidatos, saíram do mesmo grupo político e tiveram oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do Município, entendemos que precisamos mudar esse cenário e, que para isso acontecer, temos que colocar novos gestores no executivo e novos parlamentares do legislativo, devemos envolver a sociedade organizada em todos os conselhos e ações do nosso município”, finalizou.

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961