Português (Brasil)

Morador denuncia poda irregular de árvore no Vila Nova

Morador denuncia poda irregular de árvore no Vila Nova

Compartilhe este conteúdo:

Um morador do bairro Vila Nova, usou o Facebook para denunciar nesta segunda-feira, dia 4, a poda irregular de uma árvore na calçada de sua residência. Visivelmente a poda agressiva não se limitou aos galhos, deixando a copa em forma de ‘v’ e dividindo a pequena árvore ao meio. A ação pode, em alguns casos, causa a morte da árvore. 

Não é preciso ser especialista para perceber que o corte dos galhos foi muito além do que era preciso para deixar ‘livres’ a rede elétrica.  

Júnior Coene, o morador, definiu o serviço como ‘cagada’ e cobrou o departamento de fiscalização e limpeza da Prefeitura. “Cadê a fiscalização da prefeitura que tem que autoriza o corte de árvores na nossa cidade e a Energisa faz isso com as árvores da cidade até parece que são donos de tudo, além de fazerem essa cagada nas árvores ainda deixa o lixo pra prefeitura recolher, já que a prefeitura ñ fiscaliza pelo menos vem tirar o lixo (sic)”, reclamou.

Eletícia, outra moradora, presenciou situação parecida em outra rua do bairro. “Aqui ao lado da minha casa cortaram uma árvore e jogaram bem na beira da rua. Imagina o caos.

Já Berg Batista, diz que se esforça para cuidar de suas árvores e não aceita que mecham nelas. “Se cortar a minha a coisa vai complicar eu comprei a muda cuido todo dia agora vêm da uma de Dono então vai planta neh”.

Vale lembrar que em Campo Grande (MS), a Energisa já responde a ação civil pública proposta pelo Ministério Público, acusada de podas irregulares e outros danos ao meio ambiente. 

Procurado pela reportagem, secretário de Desenvolvimento Econômico, Diógenes Marques, disse que os moradores podem e devem formalizar denúncias, anônima ou não, na secretaria presencial, por fone ou e-mail. Entretanto, ele alerta que podas e cortes de árvores, assim como qualquer serviço deste sentido, é de responsabilidade do morador. "Toda intervenção deve ser solicitada e consultada, pois às vezes o que pode ser uma solução, pode ser um problema de cunho ambiental".

“Atendemos solicitações de poda ou corte e visitamos para autorização ou não. Fiscalização são mais realizadas via denúncia e rondas pontuais e quando identificado algo, é providenciado o andamento conforme lei”, explica o secretário.

Nenhum morador ou empresa podem agir por conta. Toda e qualquer serviço neste sentido, como podas, corte sou intervenções, devem ser consultadas, solicitadas ao departamento de Meio Ambiente do município. Diógenes conta que de lá, a solicitação passa pelo conselho. Só então o serviço é legalmente autorizado, ou não. De acordo com Diógenes, a Energisa possuiu autorização vigente para executar os serviços, nos casos em que há interrpção da rede. 

Questionado sobre a inércia da Secretaria de Desenvolvimento, Diógenes rechaça. "Há um trabalho. Despachamos via departamento e conselho todas as solicitações. Caso haja algo irregular, atuamos”.

Denúncias de podas irregulares podem ser feitas pelo telefone 67-32381890 ou pelo e-mail: meioambiente@ribasdoriopardo.ms.gov.br

Por Kleber Souza/Rio Pardo News em 5 de maio de 2020

 

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961