Português Italian English Spanish

Pessoa sem vínculo com a Prefeitura utiliza há quase um ano carros públicos

Pessoa sem vínculo com a Prefeitura utiliza há quase um ano carros públicos


O abuso era tanto que, mesmo depois de diversas denúncias o homem continuou utilizando tranquilamente os veículos.

O site Rio Pardo News investigou durante dois meses e torna público nesta segunda-feira, dia 2, a farra com veículos da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo no Hospital 19 de Março. Há inúmeros registros de um homem, utilizando para fins particulares há pelo menos um ano, dois automóveis públicos de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Se não bastasse a violação aos princípios da administração pública, a pessoa que utiliza os veículos Onix e Pálio, se quer possui vínculo empregatício direto com a Prefeitura. Não se sabe se o homem possuía ou não autorização de algum responsável pelos carros do município.

A primeira denúncia deste caso, aconteceu em maio de 2019, quando um internauta denunciou via WhatsApp, um flagrante do homem em um mercado da cidade acompanhado de sua esposa. Na ocasião, o homem que é funcionário de uma empresa terceirizada da prefeitura, estava com o Chevrolet Onix, placas QAB 4555.

A falta de caracterização com adesivos e emblemas da Prefeitura, facilita o uso “clandestino”. Porém, a caracterização não é suficiente para impedir o uso para fins particulares dos veículos. Durante todo o tempo que realizou a investigação, o homem foi flagrado diversas vezes com o Fiat Pálio Weekend, veículo oficial com identificação nas portas.

 

“Isso é muita sacanagem com a população. Tem vez que não tem ambulância pra quem precisa. Como podem permitir isso?”, contesta um morador que denunciou o caso em dezembro de 2019.

Ainda em 2019, a denúncia teria chegado até o prefeito Paulo Tucura (DEM), mas ele também fez pouco caso e ignorou a prática ilícita.

COMO SE FOSSE DONO

Como se fosse o dono dos carros, o homem, mantinha a rotina diária de passear pela cidade, ir e voltar de sua residência, hora com o Onix, hora com o Pálio. O abuso era tanto que, mesmo depois de diversas denúncias aos servidores responsáveis, o homem continuou utilizando tranquilamente os veículos. E foi flagrado, com os carros, em sua casa e em outros lugares da cidade. Por inúmeras vezes o veículo "pernoitou" na casa do prestador de serviços.  

As denúncias vão além do uso indevido dos veículos. Durante a investigação, ficou constato também que, o homem se beneficiava indevidamente de alimentos, materiais de limpeza e até mesmo fraldas. “Já presenciei ele levando marmitas”, denuncia um funcionário que prefere não se identificar. O denunciante conta ainda que "as vezes falta (comida) até para os pacientes". 

Mesmo depois de denunciado e alertado pelo Diretor do Hospital Municipal, o homem continuou utilizando os veículos. Ele conseguiu o apoio de alguns servidores para manter “escondido” sua prática criminosa. O Diretor Sidnei Lenhm disse que o servidor não tinha autorização para dirigir os veículos.  

A audácia impressionou até mesmo a equipe de reportagem do Rio Pardo News que registrou os abusos à luz do dia. Nos últimos 60 dias, o homem foi flagrado pelo menos 20 vezes dirigindo os veículos para fins particulares.

Porém, devido ao trabalho investigativo e a insistência das denúncias, as câmeras do circuito interno de segurança do Hospital Municipal 19 de Março, constataram o ilícito e acabaram de um vez por todas com a farra com os veículos neste setor.

Todo o material produzido durante os dois meses de investigação será encaminhado ao Ministério Público através do canal de denúncias (https://www.mpms.mp.br/ouvidoria) para as devidas providências legais.

A violação dos princípios da administração pública caracteriza Ato de Improbidade Administrativa e pode levar os responsáveis a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa, entre outras sanções.

Os veículos Onix e Pálio no pátio do Hospital Municipal. 
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961