Prefeito do PSOL ameaça com despejo 15 famílias da periferia de Ribas do Rio Pardo
Os moradores precisam ‘regularizar’ a situação em 90 dias ou serão despejados.
![]() |
![]() |
Sem dó nem piedade, o prefeito João Alfredo Danieze do PSOL, mandou notificar e, com o auxílio da Polícia Militar, ameaçou com despejo, pelo menos 15 famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza que residem há cerca de 20 anos no bairro Jabour, na periferia de Ribas do Rio Pardo (MS).
De acordo com Notificação Prévia feita pela Secretaria de Obras em 9 de junho de 2021, os moradores precisam ‘regularizar’ a situação em 90 dias ou serão despejados.
Segundo o documento, os terrenos são utilizados irregularmente e as famílias são classificadas como “invasoras de área pública”. De maneira cruel, a Gestão João Alfredo não dá qualquer alternativa para que os moradores não percam o chão e o teto que vivem.
“Foi desesperador ver a polícia na porta da minha casa, minha netinha nasceu aqui, ela chorou e perguntou se a casa não era minha. Moro aqui há 14 anos e não acredito até agora que estamos passando por isso. Votei nele (João Alfredo) e jamais esperava ele seria capaz de fazer isso”, relata uma idosa com semblante caído.
“Quando foi ontem (8) chegou aqui, a Assistência Social e a Polícia Civil com um papel pra gente, falando assim que nós tinha 90 dias pra gente sair daqui, por que essa área aqui é da prefeitura e nós não pode mais ficar aqui. Aí eles deram pra nós um papel, falando pra gente procurar o Fórum. Eu fui lá no Forúm hoje (9), conversei lá, eles falou que eles não pode fazer nada por nós, que nós temos que esperar vencer os 3 meses pra sair daqui , e nós não tem pra onde ir, nós vai ficar na rua, 15 famílias com bastante criança, nós não tem pra onde nós ir. E no papel, tá falando que é ordem de despejo, aí nós vai fazer um protesto pra vê se alguém pode ajudar nós, por que nós vai ter que ir tudo pra rua, as 15 famílias com as crianças, nós não tem pra onde nós ir. (sic)”, comenta a moradora Mariane Alves, em tom de desespero.
O QUE DIZ A PREFEITURA?
Procurada pela reportagem em 9 de junho, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo disse que a operação é necessária, mas não explicou como os moradores devem proceder na tentativa de regularização.
A Nota de Esclarecimento fria e truculenta, característica do prefeito João Alfredo (PSOL), também não explicou a ameaça de despejo, descrita no documento como “Desocupação da Área”, conforme foto do documento no rodapé da matéria.
Assim como as administrações anteriores, a Gestão João Alfredo tenta 'tercerizar' a responsabiliadde, veja:
Diante do acúmulo de denúncias e das cobranças dos órgãos de controle (como o MPE) sobre invasões, ocupações e usos indevidos de áreas públicas, o Município foi obrigado adotar providências de fiscalização das narradas ocorrências, com prudente acompanhamento da assistência social para cadastro e auxílio da população em hipótese situação de vulnerabilidade. Narrada operação é necessária tanto para preservação do patrimônio público, quanto para dimensionar as demandas sócio-habitacionais do Município. Neste sentido, os particulares envolvidos estão sendo notificados para regularizar suas situações ou apresentar justificativas, preservando-se a ampla defesa, para que ninguém seja prejudicado.
GRANDE REPERCUSSÃO
Diante da grande repercussão do caso, a Prefeitura de Ribas voltou a se manifestar sobre o caso nesta terça-feira, dia 15. Agora, em tom pacificador, diferente da abordagem aos moradores na semana passada, a Gestão João Alfredo fala em ‘cadastrar posses’ e desconversa o que está escrito na Notificação entregue aos moradores. Prefeitura notifica moradores para cadastrar posses de áreas pertencentes ao Município
Sem ainda perceber que a população mais carente, não tem a mesma facilidade de acesso às mídias sociais que os demais moradores, a Assessoria de Comunicação insiste em ‘jogar’ tudo no site e no Facebook, e considerar por esclarecido e resolvido.
É impressionante a falta sensibilidade social e bom senso do prefeito João Alfredo que não se coloca no lugar dos menos favorecidos e insistente em não entender a importância de ‘pisar na lama’, não somente durante a campanha eleitoral, mas também ‘pisar na lama’ durante os 4 anos de mandato.
A secretária de Assistência Social, Guiomar Soares, também foi procurada via WhatsApp e Messenger, mas se calou diante dos questionamentos.
ASSISTA O VÍDEO E VEJA O DESESPERO DOS MORADORES:
![]() |



