Português (Brasil)

Vereadores derrubam veto do orçamento de 2025 do prefeito João Alfredo

Vereadores derrubam veto do orçamento de 2025 do prefeito João Alfredo

Data de Publicação: 20 de dezembro de 2024 14:01:00 O orçamento é do próprio prefeito João Alfredo (PT), que está de saída, e quis engessar o início de gestão de Roberson Moureira

Compartilhe este conteúdo:

CLIQUE AQUI E ASSISTA!

A Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, em sessão extraordinária nesta quinta-feira (19), derrubou o veto ao orçamento de 2025 do prefeito João Alfredo Danieze (PT). Com esta ação rápida dos vereadores, o próximo prefeito – Roberson Moureira (PSDB) – vai poder iniciar a gestão sem correr grandes riscos de um engessamento por falta de recursos disponíveis.

O vereador Paulo Rogério de Souza Bernardes (PSB) esclareceu que, embora haja recursos no caixa da prefeitura, é preciso que estes valores sejam direcionados para cada área de atuação da gestão, como educação, saúde, desenvolvimento econômico, obras, infraestrutura, assistência social, cultura e pagamento de servidores, por exemplo. E esse orçamento vem da própria prefeitura para ser apreciado e votado pela Câmara de Vereadores.

O problema, de acordo com o vereador Paulo Rogério de Souza Bernardes, foi gerado pelo prefeito João Alfredo. O parlamentar explicou que o prefeito – em fim de mandato por ter sido derrotado nas urnas em 6 de outubro deste ano - enviou o orçamento à Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo e os vereadores aprovaram. Porém, depois o chefe do executivo vetou seu próprio orçamento. O prefeito também quis barrar as emendas impositivas dos vereadores, sob a alegação de que estava fora do prazo. Neste caso, os parlamentares provaram que não estava e fizeram as emendas no prazo de 10 dias. 

A sessão extraordinária deliberada na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo na última quinta-feira (19), além de evidenciar à população do perigo sobre os últimos atos do prefeito João Alfredo Danieze, garantiu que a próxima gestão pudesse trabalhar. “Como uma pessoa elabora um orçamento, envia à Câmara e depois inventa desculpas para vetá-lo? Essa atitude não foi nada responsável”, disse Paulo Rogério. 

Para Paulo Rogério, não há a menor dúvida de que o prefeito João Alfredo queria mesmo é inviabilizar a gestão de seu sucessor – Roberson Moureira. “O prefeito João Alfredo precisa entender que ele perdeu a eleição e que o mandato dele se encerra em 31 de dezembro. Isso é democracia e se a gestão não for boa, o povo não reelege. É simples: do mesmo jeito que ele foi eleito há quatro anos, agora ele perdeu. Daqui a quatro ano tem mais”, avaliou Paulo Rogério.

Apesar da derrubada do veto do orçamento do prefeito, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo poderá ter algumas atividades afetadas com esta manobra, tais como o transporte escolar, a merenda nas escolas, além da destinação de recursos para ongs que corroboram com ações da gestão municipal na área da saúde. Isso sem contar que a construção do Centro de Saúde da Mulher e da Criança – obra prevista para ser iniciada em 2025 – poderá sofrer um pequeno atraso, por uma simples razão: sem orçamento, sem dinheiro carimbado para cada setor da gestão, não se governa.

Na avaliação de Paulo Rogério, agora os futuros vereadores, prefeito e vice-prefeito terão que trabalhar mais ainda no início da gestão para cobrir os danos gerados por este ato do prefeito João Alfredo, que ele classificou como “molecagem”. O parlamentar ainda criticou o atual prefeito por realizar uma reunião voltada a uma prorrogação de consultoria para obras de asfaltamento no valor de R$ 1,8 milhão. “Isso é para o próximo prefeito decidir. Esse tipo de atitude só mostra que o atual prefeito pode não está sendo bem intencionado”, observou Paulo Rogério.

 

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961