Vestibular da UEMS começa com concorrência de até 200 candidatos por vaga
Data de Publicação: 24 de novembro de 2024 19:11:00 Neste domingo, vestibulandos foram divididos em dois locais de prova, sendo medicina o curso mais disputado
Vestibulando chegando na UEMS na manhã deste domingo (24). (Foto: Osmar Veiga) |
Por Jéssica Fernandes e Kamila Alcântara - CAMPO GRANDE NEWS
O vestibular 2025 da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) teve início às 8h deste domingo (24), com a participação de vestibulandos de Campo Grande e interior do Estado. Com 7 mil inscritos, o certame tem concorrência acirrada, principalmente, em medicina onde cada vaga é disputada por em média 200 candidatos.
A UEMS direcionou todos os inscritos no vestibular, que concorrem pelas vagas em medicina, para a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). A instituição é o local de prova dos candidatos que nesta manhã revelaram estar confiantes com o resultado.
É o caso da estudante Rebeca Marins, de 17 anos, que diz ter se preparado para a prova. “A minha expectativa é muito boa, mesmo com tantos concorrentes, eu estudei para estar aqui”, afirma. Nervosa, a vestibulanda tinha esquecido o RG, porém conseguiu passar pelo portão após a mãe levar o documento de identificação até ela.
Na entrada da UCDB diversos pais preferiram acompanhar os filhos para poder prestar apoio. A professora Adriana Aluchna, de 52 anos, levou a filha Olga Maria, de 18 anos, que neste ano está prestando vestibular em mais de uma instituição.
“Eu confio muito na minha filha, pois fui professora de matemática dela na infância e ela sempre foi uma boa aluna. Estamos na maratona de vestibulares e nesses próximos dias ela vai enfrentar a UFMS, mas lá ela vai tentar biologia”, conta.
A funcionária pública, Márcia Lima, de 52 anos, é mãe da Isabela, de 18 anos. Ela fala que prefere acompanhar a jovem para poder ajudar da forma que puder. “Eu sempre acompanho para dar o apoio emocional e também se acontecer um imprevisto, precisar de água, caneta, eu também ajudo”, comenta.
Na UEMS, a cena de pais acompanhando filhos também se repetiu. Amabily Freitas, de 18 anos, vai prestar o certame para o curso de direito. Ela relata que está otimista devido a experiência em vestibulares, além disso garante que a presença do pai no local a deixou mais calma.
“Estou confiante, pois é o segundo ano que presto vestibular, então, já estou mais acostumada com essa dinâmica. Vir com os meus pais também me deixa mais tranquila nesse momento”, frisa.
O engenheiro civil, Daniel Frederico, de 54 anos, chegou bem antes das 8h com Amabily. Ambos fizeram um passeio pelo campus da UEMS até a hora do início das provas. “Chegamos bem cedo, é um momento que a gente caminhou com ela pelo campus, conversamos com ela sobre esse momento para tranquilizar, é um momento especial”, pontua.
Morador de Ribas do Rio Pardo, Felipe da Silva Borges, de 18 anos, era mais um vestibulando que está otimista com a prova. De olho no curso de biologia, o estudante se diz menos preocupado devido ao número de interessados no curso. “Estou confiante, pois estudei bastante e sei que esse não é o curso mais concorrido da universidade”, completa.
Vestibular 2025 - Com 10.730 inscritos disputando 641 vagas ofertadas para 68 cursos distintos, a UEMS bateu recorde de inscrição nesta edição do vestibular. Executado pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), as provas estão sendo aplicadas nesta manhã em outras cidades, como Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas, Aquidauana e Bataguassu.
Em entrevista concedida nesta manhã, o reitor da UEMS, Laércio de Carvalho celebrou o número de inscritos no vestibular e falou sobre a concorrência. “A expectativa é muito boa nesse ano, pois são mais de 7 mil candidatos para 2.400 vagas, porém só metade dessas vagas será preenchida pelo vestibular, a outra metade é do Enem”, explica.
De acordo com o reitor, a universidade tem três cursos como mais disputados, além de medicina, direito e psicologia entram nessa ranking.