Morre aos 102 anos Magnólia Fogaça, primeira vereadora de Ribas do Rio Pardo
Data de Publicação: 27 de outubro de 2024 10:59:00
Morreu nesta sexta-feira (25), aos 102 anos, Magnólia Fogaça Marques, primeira vereadora do município de Ribas do Rio Pardo (MS). Sua morte ocorreu em decorrência de uma pneumonia e insuficiência respiratória aguda.
Magnólia ficou conhecida por seu engajamento em causas sociais e por ser a primeira mulher a integrar a Câmara de Vereadores da cidade. Sua trajetória política começou em 1944, e ela deixou um legado significativo, sendo mãe de dois filhos e adotando outras três filhas. Ela também atuou como parteira, professora e empresária, e sua generosidade e dedicação à comunidade foram amplamente reconhecidas.
Segundo o Ribas Ordinário, ela completou 102 anos no início deste mês, dia 13 de outubro. O primeiro mandato dela foi em 1944, junto com a emancipação política da cidade. O segundo veio alguns anos depois, em 1959. De lá pra cá o nome não consta mais no histórico de candidaturas e gestão da Câmara dos Vereadores de Ribas do Rio Pardo, mas a ex-parlamentar fazia presença na Casa de Leis.
Casada com Vitorino Marques Gomes, Dona Magnólia deixa um legado que transcende gerações. Mãe de Gilberto e Geraldo Fogaça, ambos figuras notáveis no município, ela também adotou três filhas do coração: Maria José, Anália e Maria Jeni”.
Em 2021 ela foi saudada pelos vereadores em exercício no ano e convidada a fazer fotos na Mesa Diretora e na Sala da Presidência. No ano, ela disse que a diferença entre os tempos era ‘gritantes’ e que ficava feliz em estar ali. Na ocasião, ela se emocionou ao ver que o local recebe o nome do filho falecido e ex-vereador Gilberto Fogaça.
“Fico muito feliz pelo convite de estar aqui hoje. No meu tempo era muito difícil, pois a gente não tinha suporte. Tudo era novidade. Isso foi em 1944, era outra época”, disse a ex-vereadora. Além desta, Magnólia já recebeu outras homenagens na Casa de Leis.
O velório o velório ocorreu na manhã deste sábado (26), no Ginásio de Esportes da Cidade.
Por Elizeu Ribeiro doTop Mídia News