Juiz nega tentativa de censura do PSDB após matéria sobre vereadores denunciados por corrupção em Ribas
Data de Publicação: 25 de setembro de 2024 09:06:00 Juiz confirmou veracidade de matéria jornalística do Midiamax
Dândara Genelhú do Midiamax
O juiz eleitoral, Vinicius dos Anjos Borba, negou tentativa de censura do PSDB em matéria do Jornal Midiamax que noticiou que sete dos onze vereadores de Ribas do Rio Pardo são denunciados por corrupção. A decisão é desta terça-feira (24).
“Se trata de matéria jornalística que critica a administração pública, especialmente a casa legislativa de Ribas do Rio Pardo. Contudo, não pode ser considerada como propaganda eleitoral negativa, não há na publicação grave ofensa à honra ou imagem de candidatos e candidatas”, afirmou o juiz.
A representação foi proposta pelo candidato à Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, Roberson Luiz Moreira (PSDB). Na decisão que julgou improcedente o pedido, a Justiça Eleitoral disse que a matéria do Jornal Midiamax pode “ser considerada como crítica política que não ultrapassa os limites da liberdade de expressão e não são fatos sabidamente inverídicos”.
Além disso, destacou que é de “conhecimento público e notório veiculadas em sítio oficial do Ministério Público Eleitoral do Mato Grosso do Sul” as informações apontadas na matéria.
Vereadores denunciados
O município de Ribas do Rio Pardo – a 97 km de Campo Grande – possui 11 vereadores para representarem os interesses da população no Legislativo Municipal. Mas, nas eleições deste ano, verifica-se situação que chama atenção: sete dos onze parlamentares que concorrem à reeleição são denunciados por crimes como corrupção, associação criminosa e prevaricação.
Conforme documento o qual a reportagem do Jornal Midiamax teve acesso, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) ofereceu denúncia após concluir investigação sobre trama em que os vereadores teriam pressionado o prefeito João Alfredo Danieze (PT) a pagar ‘mensalinho’, sob ameaças de iniciarem processo de cassação na Câmara Municipal.
Foram denunciados os seguintes vereadores: Álvaro Andrade dos Santos ‘Nego da Borracharia’ (PP), Anderson Arry Januário Guimarães ‘Anderson Arry’ (PSDB), Edervania dos Santos Malta (PP), Isac Bernardo de Araúo (Pastor Isac) – renunciou ao cargo -, Luiz Antônio Fernandes Ribeiro ‘Luiz do Sindicato’ (PSDB), Paulo Henrique Pereira da Silva ‘Paulo da Pax’ (PRB), Rose Pereira ‘Rozenir Pereira’ (PSDB), Sidinei Fontebasse Ferreira ‘Cascãozinho’ (PP) e Tiago Gomes de Oliveira ”Tiago do Zico’ (PSDB).
Com exceção de pastor Isac e Tiago do Zico, os demais concorrem à reeleição com apoio do PSDB – partido chefiado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja em MS -. Eles apoiam a eleição de Roberson Luiz Moureira (PSDB).