Uso de servidores na campanha de João Alfredo será denunciado no MP e na Justiça Eleitoral
Data de Publicação: 12 de setembro de 2024 14:21:00
Da redação/Rio Pardo News - com acréscimo de informações às 13h24min***
Pelo menos dois servidores comissionados da Gestão João Alfredo serão denunciados na Justiça Eleitoral por usarem ‘a máquina pública’ para fazer campanha eleitoral em favor da tentativa de reeleição do candidato do PT.
Nesta quinta-feira, dia 12, o Gerente de Área de Hardware, João Paulo Sacuche Pontes, lotado no Gabinete do Prefeito, foi flagrando estimulando apoiadores em um grupo de WhtasApp, durante horário de trabalho (14h39min).
A conduta é vedada pela legislação eleitoral, pois afeta a igualdade entre candidatos no pleito eleitoral, sendo passível de multa e também, caracterização do crime de dano ao erário (improbidade).
Em um dos vários áudios e mensagem enviados indiscriminadamente durante todos os dias da semana no grupo intitulado “Equipe Grupão AMOR À RIBAS”, João Paulo convoca a galera para “ir pra cima” de uma publicação do vereador Nego da Borracharia.
“ô galera, o Nego da Borracharia tem 20 curtidas nos posts dele e 7 rencaminhamento e só o meu comentário lá. Bora comentar já que ninguém comenta lá, vamos comentar e ver por que ele não tava trabalhando”, diz o servidor comissionado do prefeito dono de um salário de mais de R$ 6 mil reais.
À noite, o servidor que faz campanha eleitoral em horário de trabalho e é considerado ‘hacker’ pela corriola do prefeito, tentou coagir os supostos responsáveis pelo o vazamento do áudio. “... vou saber na hora quem fica mandando coisinha para os outros, daí a conversa é comigo, cara a cara.”, postou às 21h20min.
João Paulo, que é oriundo de Paranhos (MS) e em um passado não muito distante, seria taxado de forasteiro por João Alfredo, finaliza reforçando a convocação para os demais membros do grupo, em sua maioria, servidores de confiança do prefeito donos de portarias generosas, salários graúdos e gratificações nunca antes vistas em Ribas do Rio Pardo (MS).
Procurado pela reportagem, o vereador Nego da Borracharia confirmou que já acionou seu advogado e irá formalizar pedido de providências junto ao Ministério Público e à Justiça Eleitoral.
Enviamos questionamento à Ouvidoria do Município, mas até o fechamento desta matéria, não recebemos retorno. O espaço para manifestação segue aberto.
O senhor servidor, João Paulo Sacuche de Pontes, citado nesta reportagem, procurou a redação do Rio Pardo News por volta das 12h45min desta sexta-feira dia 13 e, solicitou a publicação de sua NOTA PÚBLICA.
Segue abaixo, na íntegra, a nota:
NOTA PUBLICA
Para ainda quem não me conhece lhe oportunizo me conhecer um pouco, sou envolvido em politica desde meus 16 anos, já trabalhei em administrações do PDT e mais recentemente em administrações do PSDB e MDB (Dirceu Bettoni e Donizete Viaro (este último atualmente no PSDB)), inclusive deixo a sugestão que perguntem a eles sobre meu trabalho, perguntem sobre meu comprometimento, honestidade, assiduidade e demais questões inerentes ao meu trabalho e pessoa, perguntem também se creem eu ser uma pessoa desinformada, além disso, no grupo do PSDB do WhatsApp aqui da cidade, sugiro que perguntem a apoiadores e funcionários da própria administração como tenho os atendido em todos esses meses que me faço contratado, tenho certeza que vão se admirar que eu não misturo politica e vida profissional, além do respeito e carinho que temos nutrido como pessoas. Além disso, antes de ser servidor sou primeiramente cidadão e o sufrágio é um direito constitucional do qual não abro mão!
E novamente reafirmo que meu engajamento nesses dias de eleição não serão cerceados por ameaças de qualquer tipo, nem matéria jornalísticas de cunho eleitoreiro que visse tentar me suprimir reafirmo que utilizarei de meus direitos legais e constitucionais para avaliar toda e qualquer figura publica candidata ou não a este pleito.