Português (Brasil)

Marinha do Brasil faz homenagem póstuma no sepultamento do Fuzileiro Naval Osório Xavier

Marinha do Brasil faz homenagem póstuma no sepultamento do Fuzileiro Naval Osório Xavier

Data de Publicação: 7 de dezembro de 2023 08:25:00 Uma delegação com 14 representantes viajou de Corumbá a Campo Grande

Compartilhe este conteúdo:

 

O Vice-Almirante da Marinha do Brasil, Iunes Távora Said, Comandante do 6º Distrito Naval, sediado em Ladário, determinou a realização de homenagem póstuma no sepultamento do Fuzileiro Naval Osório Xavier. 

Uma delegação com 14 representantes, comandada pelo Tenente Seixas, e composta por 2 sargentos e 11 cabos e soldados, viajou de Corumbá a Campo Grande, a Capital de Mato Grosso do Sul, exclusivamente para fazer a homenagem. 

No cemitério, eles se perfilaram em ordem unida, carregaram o caixão e o cobriram com a Bandeira do Brasil, durante o trajeto. Antes do sepultamento, eles retiraram a bandeira, fizeram a dobradura militar e a entregaram ao, também Fuzileiro Naval, Osório Xavier Junior, diante das seis filhas do homenageado e de um seleto grupo de amigos e familiares. 

Na sequência, após manifestações religiosas de despedida, o corneteiro tocou o toque de silêncio para encerrar a homenagem póstuma. Osório Xavier Junior agradeceu a homenagem, em nome da família. 

Como era de se esperar, o sepultamento aconteceu em meio à comoção geral. Foi realizado às 10h desta terça-feira, no Cemitério Jardim das Oliveiras, zona sul da Capital. Osório Xavier faleceu na última segunda-feira, dormindo.  

O Fuzileiro Naval Osório Xavier serviu a Marinha do Brasil durante 30 anos, sem qualquer alteração negativa em sua ficha. Não chegou atrasado, sequer um dia de serviço e atuou como Maestro da Banda, entre outras missões. 

Nasceu na Bahia, entrou para a Marinha no Rio de Janeiro, mas viveu a maior parte dos seus 94 anos de idade (completados no último dia 23 de novembro), em Corumbá, Mato Grosso do Sul. 

Foi lá que criou, abnegadamente, a Banda Municipal de Música da Prefeitura, implantou o Clube Social de Lazer Lago Azul e fundou uma cooperativa que chegou a beneficiar mais de mil famílias, com diversos produtos a menor preço. 

Osório Xavier foi casado com Gonçalina Alves Xavier, uma das integrantes da família que criou, implantou e realiza a tradicional Festa do Morro de Santa Cruz há 154 anos, em Corumbá/MS. 

Ademar Cardoso 

Em 06/12/2023

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961