Português (Brasil)

Mulher denuncia grosserias e falta de anticoncepcional no Posto de Saúde São João

Mulher denuncia grosserias e falta de anticoncepcional no Posto de Saúde São João

Data de Publicação: 14 de abril de 2023 19:44:00 O secretário de Saúde pediu desculpas à moradora.

Compartilhe este conteúdo:

Da redação/Rio Pardo News 

Josciani Geronimo da Silva, de 37 anos, passou por maus bocados na tarde desta quinta-feira, dia 13 de abril, após tentar e não conseguir pelo segundo mês consecutivo, retirar seu anticoncepcional no Posto de Saúde São João, em Ribas do Rio Pardo (MS).

Segundo relatado pela mulher, além de mais uma vez voltar para casa sem o medicamento, ela acabou sendo alvo de humilhação e maus tratos por uma enfermeira.

“Eu vi no Posto São João, pegar o anticoncepcional, desde o mês passado não tem anticoncepcional, mês passado eu vim e agora eu acabei de sair do posto e ainda não tem o anticoncepcional e essa bruta dessa enfermeira aqui que nem podia ser enfermeira uma mulher dessa que se chama (*****), eu perguntei: - Nenhum posto tem anticoncepcional na cidade? Ela falou: - Tem na farmácia pra você comprar, só na farmácia que tem. Eu falei menina, eu sei que na farmácia tem, eu quero saber se tem nos postos”, detalha Josciani  

De acordo com a moradora, a enfermeira é sempre “bem ignorante com a gente”. “... e ela me deu uma má resposta daquelas, na frente de todo mundo. Por que eu acho que ela não tem vergonha na cara dela, a gente tem”.

Josciani fez questão de pedir a produção do material jornalístico ao Rio Pardo News e concluiu dizendo que “a gente não tem que sofrer humilhação de ninguém não, Deus que me livre desta gestão e dessa mulher. Meu pai amado, tô revoltada”.

Por fim, Josciani disse que novamente precisou comprar o remédio, pois tinha que tomar naquele dia. Ela demonstrou preocupação, pois muitos não têm a mesma condição de recorrer ao comércio e acabando ficando à mercê da sorte, o que pode resultar em uma gravidez não planejada.  

“O mês passado quando eu fui, não tinha (anticoncepcional) no Posto São João, no Miguel Pereira (Posto) tinha, e o atendente de lá, não quis me dar o remédio que eu era de outro posto e eu tinha que pegar no meu posto. Aí disse que não tinha no meu, e mesmo assim ele não me entregou. Aí fui e comprei. Agora esse mês eu vou comprar de novo. Graças a Deus tenho condições e quem não tem?”.

NÃO ACEITEM HUMILHAÇÃO!

Uma das falas mais impactantes de Josciani serve como alerta aos rio-pardenses. Afinal, é preciso reivindicar e lutar por nossos direitos, principalmente quando se trata de Saúde Pública, setor bancando por milhões e milhões de impostos bancados pelo povo.

“Ela não tem que me humilhar em nada, eu não tô pegando nada dela, eu não tô pedindo nada pra ela, não tá saindo nada do bolso dela. Ela tá ali pra me atender, não pra me humilhar, não me maltratar na frente dos outros”.

Nesta sexta-feira,d ia 14 de abril, a moradora confirmou ao Rio Pardo News que formalizou a reclamação junto à Ouvidoria Municipal (67)996061175.

O QUE DIZ A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO PREFEITO?

Procurado pela reportagem, o jornalista Elias Luz, recentemente contratado para coordenar a Comunicação Social da Prefeitura de Ribas, mais uma vez visualizou e não respondeu nossos questionamentos, até o fechamento da matéria.

Já o secretário de Saúde, Marcos André, um dos poucos subordinados do prefeito que ainda atendem a imprensa local com ombridade, respondeu que não gostou do tratamento. “Peça desculpas à moradora por mim”, escreveu.

Após verificar a reclamação, o secretário de Saúde do Município disse que o medicamento em questão (Ciclo 21) é fornecido pelo Governo do Estado e, realmente está em falta em Ribas do Rio Pardo. “Laboratório que abastece o Estado não tem. Isso está acontecendo com vários”.

Marcos André, informou ainda que o Ciclo 21 é o anticoncepcional mais usado. A reportagem sugeriu que a Prefeitura passasse então a respeitar a demanda e comprar o medicamento mais usado, evitando assim, transtornos como o relatado aqui. “Vamos ver se podemos”, encerrou.  

 

Compartilhe este conteúdo:
 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961