Professor cria grupo de WhatsApp para interessados na prova do Encceja
Data de Publicação: 23 de abril de 2022 11:31:00
O professor Aparecido de Souza. |
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criada em 2002 com o objetivo de avaliar o conhecimento das pessoas que voltaram a estudar porque não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada.
A participação no Encceja é voluntária, sendo assim, não precisa se preocupar com o pagamento de nenhuma taxa. A inscrição é totalmente gratuita e está prevista para acontecer entre os dias 20 a 31 de maio. Para realizá-la, os participantes devem ter em mãos o Cadastro de Pessoas Física (CPF) emitido pela Receita Federal. De acordo com o site oficial do Governo Federal, a prova será realizada no dia 28 de agosto.
As provas do Encceja são aplicadas anualmente em um único dia (manhã e tarde). São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação que deve ser desenvolvida com um tema pautado em relevância social, cultural ou política. Para conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada prova, já a redação tem a pontuação de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos 5 (cinco) pontos.
As provas Encceja são estruturadas da seguinte forma: Ensino fundamental - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais. Ensino médio - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Procurado por amigos e ex-alunos e, sempre disposto a colaborar para o sucesso dos pares, o professor Aparecido de Souza, conta que decidiu criar um grupo de WhatsApp para mantê-los atualizados quanto ao calendário do Encceja (inscrição, prova) e para compartilhar vídeo-aulas, simulados, provas já aplicadas, tirar dúvidas, dentre outros. Segundo o professor, a relevância do grupo pode ser detectada desde as primeiras horas de sua criação. Em menos de 24 horas, já havia mais de 100 participantes e dezenas de comentários e indagações sobre o funcionamento.
O docente ressalta que somente o querer fazer a prova e/ou depositar todas as fichas na sorte pode não ser a melhor escolha para obter um bom aproveitamento. É preciso se dedicar muito, mesmo o material compartilhado no grupo sendo de excelência, recomenda-se ainda checar outras fontes/materiais para potencializar seus estudos preparatórios e assim ampliar sua chance de aprovação. Não menos importante é reservar algumas horas do dia para realizar uma boa leitura e/ou resolver atividades, ou seja, manter um rotina/sequência de estudos específicos para a prova.
Os interessados em ingressar no grupo e melhor se preparar a prova, podem solicitar acesso via (67) 998104919 ou realizar acesso pelo link https://chat.whatsapp.com/JgN0EJL351oKSJfzyOQm08