Tucura não faz e Azambuja promete pontes de concreto em Ribas do Rio Pardo
Governador diz que vai fazer pontes nas estradas vicinais para prefeitos que não conseguem fazer
![]() |
Prometendo investir recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul (FUNDERSUL) na pavimentação da MS-338, entre Camapuã e Ribas do Rio Pardo, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), disse em entrevista ao programa Giro de Notícias, em 3 de março, que irá fazer mais de 150 pontes de concreto, boa parte delas nas estradas vicinais onde os prefeitos não conseguem fazer.
De acordo com a reportagem do site Rádio Web MS, Camapuã e Ribas são dois dos muitos municípios que precisam deste suporte do Governo Estadual. O anúncio com conotação ‘político-eleitoreira’ acontece no mês de aniversário dos 76 anos de Ribas do Rio Pardo.
“Esse bi-trem carrega 100 toneladas, então as pontes de madeira não aguenta o tráfego pesado, por isso 150 novas pontes previstas em estradas estaduais, que são as MS’s, mas também atendendo muito as demandas municipais, porque tem município que tem uma vicinal que é responsabilidade do Município mas não consegue fazer a ponte de concreto. Aí o Governo do Estado tem sido parceiro”, pontuou o governador tucano no início do mês.
![]() |
CADÊ OS 8,7 MILHÕES DO ITR?
O Imposto Territorial Rural, é uma das principais fontes de arrecadação da Prefeitura de Ribas do Rio Pardo (MS). Por ser um dos maiores municípios brasileiros, a arrecadação deste imposto específico, também é altíssima.
Sempre que tem oportunidade, o prefeito Paulo Tucura reclama da imensa extensão territorial do município. Tucura diz que o tamanho município encarece o transporte escolar e demanda de grande quantidade de recursos para a manutenção das estradas vicinais, indispensáveis para o escoamento da produção.
Porém, não há registros de que o prefeito tenha agradecido o lado bom desta história: R$ 8.779.448,03 (Oito milhões, setecentos e setenta e nove mil, quatrocentos e quarenta e oito reais) de ITR arrecadados só nos últimos seis meses. Boa parte deste dinheiro, banca a lista interminável de dezenas de assessores e comissionados da Gestão Tucura que não para de crescer.
Neste mandato, a arrecadação de ITR está na casa dos R$ 30 milhões. Lamentavelmente, fazendeiros e trabalhadores da zona rural, assim como os moradores da cidade, recebem em troca desta pesada carga tributária, péssimos serviços públicos.
Enquanto isso, os produtores seguem à mercê da promessa do governador.
Por Kleber Souza/Rio Pardo News em 30 de março de 2020
![]() |