Português Italian English Spanish

Volta às aulas sem uniforme, sem kit escolar e falhas no transporte revolta pais

Volta às aulas sem uniforme, sem kit escolar e falhas no transporte revolta pais

A estimativa para 2019 é de 5 mil alunos matriculados.

Na saída da Escola Municipal Alcindo Vicente Ferreira, diversos alunos foram flagrados sem uniforme. (Rio Pardo News) 

Por Kleber Souza/Rio Pardo News

As aulas nas escolas e Centros de Educação Infantil (Ceinfs) da rede pública de ensino em Ribas do Rio Pardo foram retomadas nesta segunda-feira, dia 18. Tanto as municipais, quanto as estaduais mais uma vez não ofertaram gratuitamente uniformes e materiais escolares no primeiro mês de aula. A estimativa para 2019 é de 5 mil alunos matriculados.

Embora tenha sido uma promessa de campanha do prefeito Paulo Tucura (MDB), e também do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), os pais de alunos são obrigados a ‘dar um jeitinho’ e encaminharem seus filhos à escola, mesmo sem condições, como é o caso de muitos.

Infelizmente, o descaso com a Educação em Ribas do Rio Pardo, não se limita à falta de uniformes e kits. A inoperância do serviço público, causou transtornos no sistema que transporta os estudantes, e mesmo depois de quase 3 meses sem aulas, muitos alunos da zona rural foram deixados literalmente no ponto esperando o ônibus que não passou.  

Revoltados, muitos pais usaram as redes sociais para protestar. Alguns pais de alunos que ficaram sem transporte escolar, estiveram na Secretaria Municipal de Educação para buscar informações.

Janaína Silva de Oliveira, ‘soltou os cachorros’ no prefeito e exigiu respeito. “ Olha Prefeito se vc não sabe mais nas linhas rurais onde o ônibus não vai passar amanhã tem crianças e adolescentes que acorda 3horas da manhã para ir pra estrada espera o ônibus que não vai passar (sic)”.

A reportagem do Rio Pardo News esteve na Escola Alcindo Vicente Ferreira e registrou a saída dos estudantes, muitos sem uniforme e com material escolar nas mãos. Um pai de aluno fez questão de dizer que “já está acostumado com o descaso do poder público”.

O QUE DIZ A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Em entrevista ao site Portal Conexão MS, nesta segunda-feira, dia 19, a Secretária de Educação Juliana Meza, reconheceu falhas no transporte escolar, mas disse que o problema “não vem acontecendo desta forma”, mas assumiu que há problemas.

“A questão de ser uma linha terceirizada, então temos que passar por processo de licitação. Não podemos estar mandando qualquer transporte para estar socorrendo uma linha ou outra, isso já é função do proprietário da linha”, disse.

UNIFORMES E KITS SÓ EM MARÇO

Questionada sobre a entrega de uniforme e kit escolar, Juliana Meza prometeu que os alunos receberão os materiais, até a segunda quinzena de março. “Geralmente não é entregue no primeiro dia de aula. Portanto, já foi feito, já está todo processo em andamento, inclusive já está licitado. Eu acredito que início de março, até a segunda quinzena de março será entregue, como em todos os municípios, aqui não será diferente”.

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews