Português Italian English Spanish

Se os políticos não fazem, os estudantes do JOPA mostram história de Ribas

Se os políticos não fazem, os estudantes do JOPA mostram história de Ribas

O projeto “Ribas 75 Anos” levantou a história e o histórico de alguns locais simbólicos de Ribas do Rio Pardo.

Durante o projeto, os estudantes foram a fundo e bastante abrangentes.

Por Kleber Souza do Rio Pardo News

Uma verdadeira lição acadêmica da história de Ribas do Rio Pardo (MS), está no trabalho de pesquisa dos estudantes da Escola Estadual Dr. João Ponce de Arruda (JOPA), feito por ocasião do aniversário de 75 anos do município.

A iniciativa nasceu após decisão conjunta entre direção, coordenação e os professor Andréia Moura eLucas Lopes, juntamente com os alunos. De acordo com Lopes, o projeto leva o nome “Ribas 75 anos”, e vem pra trazer uma mensagem neste momento de críticas e abandono. “Os nossos jovens pensam em uma Ribas melhor. Acreditam em Ribas, e a gente trabalho isso durante todo o tempo”, pontua o professor.

Durante o projeto, os estudantes foram a fundo e bastante abrangentes. Construíram maquetes, desenharam autorretratos, caricaturas, releitura, fizeram entrevistas com empresários locais e buscaram fotografias histórias e até mesmo trabalharam com vários tipos de fotografia. “Prestigiamos o trabalho do fotógrafo Charlin Castro, que faz incríveis registros da natureza e os prédios históricos da cidade”, conta Lucas. 

O projeto “Ribas 75 Anos” levantou a história e o histórico de alguns locais simbólicos de Ribas do Rio Pardo, como a Câmara Municipal, o Paço Municipal, o Edifício Filadelfo Alves, o Centro dos Idosos, a Banda Gilberto Fogaça, as rádios locais, o Centro Social, a escola Rosa Mosso, o Balão Mágico.

Lucas Lopes avalia que foi um trabalho bem bacana sobre a história e a cultura de Ribas do Rio Pardo que hoje é esquecida. “Nós não temos um acervo da história de Ribas, é difícil de encontrar e os alunos entraram de corpo e alma, se dedicaram, foram atrás disso e se saíram muito bem”.

O projeto vem pra trazer uma mensagem neste momento de críticas e abandono.

CONFIRA OS CLICKS DO PROJETO NA ESCOLA JOPA:

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews