Português Italian English Spanish

Queimadas frequentes em terrenos baldios tiram sossego de moradores do Parque Estoril

Queimadas frequentes em terrenos baldios tiram sossego de moradores do Parque Estoril

Baixa umidade e tempo seco ajudam a espalhar fogo; vizinhos relatam incômodo e prejuízos à saúde

Da redação/Rio Pardo News

Moradores do Parque Estoril em Ribas do Rio Pardo, estão perdendo o sossego por conta de frequentes queimadas em terrenos baldios. Muitos usam as redes sociais para reclamar que esses incêndios afetam a saúde e o bem-estar de quem vive na região, em especial das crianças.

Pâmela Leão, que mora na Rua Feliciana Maria Francisca, no Parque Estoril 2 e tem uma filha de 5 anos com problemas respiratórios, perdeu a paciência e soltou o verbo no Facebook. "À Dias não chove, o tempo está muito seco e tenho uma filha com problemas respiratórios em casa. Aí vem um Corno e faz isso. Dá Próxima vez coloca fogo em outro lugar", escreveu. 

Se sentindo furiosa, Pâmela relata que perto da casa dela, quase todo dia há queimadas, mas ontem, dia 18, passaram dos limites. "Ontem foi demais, o fogo estava muito forte e meu marido tentou controlar com mangueira por cima do muro", explica. 

Heloísa Dias, que mora em outro bairro, comentou a publicação de Pâmela e questionou "O que fazer Senhor?! Aqui no meu bairro é a mesma coisa, e a minha Maria tem problema respiratório também!! Lamentável Pâmela!!", escreveu. 

Além de prejudiciais, as queimadas urbanas causam danos graves por conta da longa estiagem e da baixa umidade do ar que atingem a cidade. Tais condições permitem que o fogo se alastre facilmente, gerando mais fumaça e desgaste.

Ao Rio Pardo News, a moradora disse que não sabe como preceder nesses casos de queimadas porque reclamar na Prefeitura "não adianta". Pâmela disse que em uma ocasião esteve na Prefeitura para reclamar mas nada foi feito. "Pedimos notificação para os donos dos terrenos fazer limpeza mais não adiantou", conta.

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews