Português Italian English Spanish

Protocolo demorado revolta sobrinho: “estão passando muito mal”

Protocolo demorado revolta sobrinho: “estão passando muito mal”


O sobrinho de um casal isolado há 4 dias por apresentarem sintomas do novo coronavírus em Ribas do Rio Pardo (MS), fez um desabafo na página oficial da Prefeitura de Ribas no Facebook. 

De acordo com a publicação feita nesta quarta-feira, dia 13, seus tios e seu primo estão isolados há 4 dias sem contato algum esperando profissionais da saúde para colherem material para exame.

TODOS ESTÃO PASSANDO MUITO MAL!

 “A moça da vigilância disse que eles vão ter que esperar pq o exame é caro demais, todos estão passando muito mal. Mas acho que a vigilância vai esperar a morte pra depois confirmar algo”.

SEGUINDO O PROTOCOLO!

De acordo as normais do Ministério da Saúde, as pessoas com sintomas, não graves, do novo coronavírus são isoladas inicialmente e precisam aguardar de 5 a 7 dias. Portanto, o material para exame da família em questão, deverá ser colhido nos próximos três dias.  

Procurada pela reportagem, a secretária de Saúde, Helenice Falcão, disse que muitos não compreendem os procedimentos para exame, passam por protocolos preestabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde.

“Se eles estão de quarentena, a Vigilância passa todos os dias e preenche formulário com todos os dados. Esse formulário é colocado no sistema do CIEVS. O CIEVS é que autoriza o exame. Não é questão de ser caro, não pagamos nenhum centavo por ele (teste), só que dependemos do Governo do Estado autorizar para fazermos a coleta do material”, explica.

No caso de  agravamento dos sintomas, a coleta de material para exame pode ser antecipada.

TESTES RÁPIDOS! 

A secretária de Saúde disse que Ribas do Rio Pardo recebeu e já realizou, dentro do protocolo, testes rápidos para a Covid-19.

"Já recebemos a primeira remessa. Uma caixa com 20 testes rápidos. Vamos buscar a segunda quando liberar", disse.

Por Kleber Souza em 13 de maio de 2020

 riopardonews@gmail.com
 (67) 99107-6961
 facebook.com/RioPardoNews
 (67) 99107-6961