Português Italian English Spanish

Professores sonharam e esforço levou formandos do 9º Ano do ISA a passeio inédito em Thermas de SP

Professores sonharam e esforço levou formandos do 9º Ano do ISA a passeio inédito em Thermas de SP

Um dos principais desafios colocados para os formandos foi a arrecadação dos recursos.

Impressionados com tudo que viram no primeiro dia, os alunos deixaram o parque cansados, mas não sabiam que mais surpresas estavam por vir.

Por Kleber Souza

O sonho dos professores da turma do 9º Ano A/2018 da Escola Municipal Iracy da Silva Almeida se tornou realidade graças ao esforço de toda a comunidade escolar, e em especial dos alunos e dos professores Lucas Lopes (Artes) e Águida Lorenzoni (Matemática).

O professor Lucas explica que a viagem já empolgava desde o primeiro dia em que o destino foi escolhido: o parque aquático Thermas dos Laranjais em Olímpia (SP), um dos mais visitados na América Latina. “Seria a primeira vez que a Escola ISA levaria uma turma tão longe, e a viagem teria um custo muito elevado”.

“Quando iniciamos o ano letivo, pensamos logo em o que fazer com a turma do 9º ano, algo que seria único. Este ano tudo foi muito favorável para nós professores, pois grande parte desta turma está junta desde o primário. São amigos há muitos anos”.

Um dos principais desafios colocados para os formandos que, concluem neste mês de dezembro o ensino fundamental, foi a arrecadação dos recursos. Rifas, venda de guloseimas no recreio e uma mensalidade simbólica. Foram nove meses de muita dedicação. Todo esse trabalho rendeu mais de R$ 20 mil. “Nas últimas semanas já havíamos quitado todo o custeio da viagem e mesmo assim os alunos continuaram arrecadando com as vendas”.

O grande dia para todos chegou, e na noite de quinta (22), a comitiva com 14 professores e 22 alunos/formandos embarcaram rumo ao interior paulista. “Estávamos ansiosos, saímos de Ribas por volta das 20h30, chegamos em Olímpia às 5h da sexta (23)” conta Lucas Lopes.

Um super café da manhã foi servido em uma praça pública antes mesmo de amanhecer. Lucas conta que a ansiedade era visível no rosto dos alunos que queriam chegar ao parque aquático para aproveitarem tudo. “Nossa que sonho, confesso que até eu, mesmo conhecendo vários lugares lindos, fiquei impactado. Que recepção! Que coisa linda! Os alunos tiveram dois dias de muita fartura de muita emoção”.

Impressionados com tudo que viram no primeiro dia, os alunos deixaram o parque cansados, mas não sabiam que mais surpresas estavam por vir. Chegaram ao luxuoso e renomado hotel Esmeralda, no centro de Olímpia (SP), e seguiram para uma requintada churrascaria. “Foi tudo maravilhoso, não tivemos um problema se quer. Desde o comportamento individual dos alunos, até a integração harmoniosa entre todos da comitiva”, disse Lucas.

“A união desta turma é algo impressionante. Essa convivência nos torna parte da vida de cada um. Marcaram época, mas o fim é sempre um novo começo”, conta o professor de Educação Física da turma, Kleber Souza.

Águida e Lucas explicam que um projeto deste porte, só é possível acontecer com parcerias e ajuda de muitas pessoas.  Os professores fizeram questão de agradecer a confiança da direção, o apoio da Secretaria de Educação, e todos os professores envolvidos. “Cabe um agradecimento mais que especial aos nossos Formandos 2018 e toda suas famílias, que se dedicaram nesses 9 meses”.

Em tom de despedida, a diretora Edervânia Malta relembra os bons momentos vividos na escola. “Conheço todos, aposto que vão se dar bem como pessoas e futuros profissionais. Fui professora da maioria deles, ensinei as quatro operações, as primeiras frases, enfim, hoje como diretora e amiga de cada aluno, só tenho que desejar sucesso e perseverança. Essa despedida acontece com chave de ouro, porque sabemos que cada professor tem muito orgulho e gratidão dessa turma”.

Participaram também da viagem as coordenadoras Tânia Eliz e Adriana Izaias. Os professores Zenira Oliveira, Mislene Melo, Dulcinéia Militão, Marcela Patrícia, Leonilda Gauto e Leila Costa.

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews