Português Italian English Spanish

Previsão para o final de semana é de frio e melhora na umidade do ar em Ribas do Rio Pardo-MS

Previsão para o final de semana é de frio e melhora na umidade do ar em Ribas do Rio Pardo-MS

Há 2 meses sem chuva, cidades como Água Clara e Inocência tem umidade do ar em 20% e entram em estado de alerta

Ribas do Rio Pardo está há quase 2 meses sem chuva, a umidade do ar está em 20% (Foto Rio Pardo News)

Do G1 MS

Apesar de comum, a estiagem característica dessa época do ano em MS deixa o tempo seco e a umidade do ar com índices muito baixos. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, em algumas cidades como Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Inocência, que estão há 2 meses sem chuva, a umidade do ar está em 20%: "A Defesa Civil já foi comunicada de que a situação é alarmante", conta. Em Campo Grande, que está há 36 dias sem chuva, a situação não é tão grave mas também inspira cuidados. 

Segundo a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa estado de atenção. Abaixo de 20% representa estado de alerta. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em estado de emergência.

Baixas temperaturas

De acordo com o meteorologista, no final de semana o desconforto deve diminuir com com a influência de uma massa de ar frio no litoral que vai favorecer a formação de nuvens e subir o nível de umidade do ar no estado e baixar as temperaturas: "Atrás dessa frente fria [que traz chuva e ventos] tem uma massa de ar frio que vai deixar as temperaturas mais baixas especialmente nas regiões de fronteira", explica.

Para o final de semana seguinte a previsão é de um frio mais severo: "Entre os dias 27 e 28 de julho deve chegar uma massa que vai deixar as temperatuas abaixo de 5 graus".

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews