Português Italian English Spanish

Leia e ouça: exclusiva com prefeito Paulo Tucura sobre um pouco de cada assunto

Leia e ouça: exclusiva com prefeito Paulo Tucura sobre um pouco de cada assunto

Tucura concedeu entrevista ao Rio Pardo News após discursar para os vereadores na 1ª sessão do ano.

Tucura concedeu entrevista ao Rio Pardo News após discursar para os vereadores na 1ª sessão do ano. (Assessoria)

O prefeito de Ribas do Rio Pardo (MS), Paulo Tucura (MDB), concedeu entrevista exclusiva ao Rio Pardo News, no último dia 19, após discursar para os vereadores na Câmara Municipal, na primeira sessão ordinária do ano.

Sem demonstrar pressa, Tucura falou um pouco de tudo ao ser questionado sobre assuntos atuais da política riopardense.

De maneira estranha e leviana, nesta segunda-feira, dia 11, durante entrevista à uma rádio local, o prefeito Paulo Tucura se referiu a esta entrevista ao Rio Pardo News. Se passando por vítima, Tucura mentiu descaradamente ao dizer que foi gravado com câmera escondida.

Desafiamos o prefeito a provar na Justiça, essa e outras falsas acusações feita contra o Rio Pardo News.

Leia ou ouça a entrevista registrada apenas com o gravador de áudio do celular:

Rio Pardo News – O que muda na relação da Prefeitura com a Câmara agora com esta nova Mesa Diretora?

Prefeito Paulo Tucura - Na verdade não é que muda. Eu sempre estive aberto pra atender toda a Câmara, na correria do dia a dia as vezes você se torna ausente, por um motivo ou outro, muita agenda, muita coisa, mas, estamos procurando nos aproximar para ouvir mais os vereadores. Até porque são os representantes do povo, para-choque da população como muitos colocam, para que a gente possa tá mais próximo e ouvi-los e atender as suas reinvindicações, indicações, para que eles possam realizar seu trabalho da melhor forma.

Rio Pardo News – Já está confirmado o endereço de onde vai funcionar a unidade do Corpo de Bombeiros aqui em Ribas do Rio Pardo?

Prefeito Paulo Tucura - Eu até não posso te afirmar se já foi feito o contrato, mas se não foi feito, está bem preste a fazer. Eu não tenho de cabeça o endereço pra te passar, podemos passar amanhã (dia 20) o endereço. Estamos levantando 15 funcionários, 12 para ficar a disposição do Corpo de Bombeiros, e 3 para ficar de reservas. Esses funcionários têm que ser efetivos obrigatoriamente, para mandar para um treinamento no Corpo de Bombeiros, eles vão marcar a data, para que a gente possa assim, concretizar o convenio com o Corpo de Bombeiros.

Neste tempo, o proprietário (do prédio da sede) vai tá fazendo adequação do prédio, do projeto encaminhado pelo próprio Corpo de Bombeiros, pra que a gente possa entregar à população o Bombeiro que hoje eu vejo de muita importância em Ribas do Rio Pardo, principalmente nós que temos ai praticamente 220 mil hectares de florestas, onde já tivemos alguns incêndios, tivemos dificuldade até para apagar, e com a perspectiva da chegada de uma fábrica de celulose, se torna inevitável a presença do Bombeiros em Ribas do Rio Pardo.

Rio Pardo News - Você pediu a liberação de 50% para antecipação de Receita. A Câmara te concedeu apenas 5% desta liberdade. Isto te atrapalha de alguma forma a administração?

Prefeito Paulo Tucura – Não, porque eu vejo Ribas numa crescente de arrecadação nos próximos anos, não só pela floresta, mas pela área que está crescendo ano a ano na produção de soja e milho, e outras empresas como a fábrica móveis, a volta de uma Vetorial e outras empresas que possamos estar viabilizando para instalar no município, e a arrecadação no município, ela vai crescer consequentemente.     

Nós temos uma demanda muito grande em Ribas do Rio Pardo, de infraestrutura que é principalmente asfalto e outras estruturas que precisamos melhorar e atender, até mesmo com o crescimento da cidade que é a grande perspectiva para os próximos 5 a 7 anos.

Mas a questão da Câmara, eu acho que a Câmara, ela liberou conforme foi o entendimento dela. O presidente da Câmara, deu recentemente uma entrevista na imprensa, onde ele colocou muito bem como funciona, para que a população possa saber como acontece, como vinha acontecendo.

Na gestão 2004/2008, foi se liberado 40% de remanejamento e 100% de empréstimo. Na gestão 2009/2012, foi se liberado 25 % de remanejamento e 100% pro prefeito fazer empréstimo. É lógico que nenhum dos dois ex-prefeitos fizeram o uso desses empréstimos. Quando solicitamos 50%, foi o que achávamos razoável. Isso não quer dizer que obrigatoriamente nós iríamos fazer empréstimo. Simplesmente seria um planejamento pra alguma eventualidade, alguma demanda, ou algum projeto que fosse necessário usar isso.

Mas isso não quer dizer que obrigatoriamente nós estávamos solicitando 50% pra fazer financiamento, mas a Câmara votou e aprovou como eles entenderam e eu não tenho nada a reclamar sobre a deliberação.

Rio Pardo News - Quais são os próximos projetos que serão encaminhados para a Câmara nos próximos dias, nas próximas semanas ou nos próximos meses?

Prefeito Paulo Tucura – Nós temos algumas demandas que precisam ser encaminhadas pra cá. Que aí nós estamos analisando com nosso setor de finanças, com a contabilidade, com o setor de administração, e algumas secretarias, principalmente Saúde, Obras e alguma coisa no Desenvolvimento, sobre recursos que estão vindo pro município, e esses recursos todos eles têm que ser usado a dotação do município. Então nós estamos avaliando isso ai, pra saber o impacto, até pela quantidade de recursos, qual seria o impacto desses recursos dentro da nossa dotação que nós temos pro ano inteiro, até porque nós estamos iniciando o ano e estamos fazendo a avaliação do impacto do uso da nossa dotação pra atender esses recursos que estão vindo, e que nós vamos usar vários recursos, várias obras que vão demandar de dotação nesse início de ano.

Rio Pardo News – Pode destacar algum projeto?

Prefeito Paulo Tucura – Principalmente asfalto. Aqui no Vista Alegre. Não vou lembrar todos de cabeça. Tem no Boa Vista, Jardim dos Trabalhadores, no Ouro Verde. E aí outras, como por exemplo essa licitação do Raio-X para colocar no hospital, e várias outras, recursos que vem via Saúde principalmente, pra reforma de Posto de Saúde, e várias outras demandas que todas elas vão usar dotação do município, não vão usar recursos, mas vão usar dotação do município, então nós estamos fazendo uma avaliação do impacto do uso dessas dotações, pra que a gente possa transcorrer o ano, sem nenhum problema.

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews