Português Italian English Spanish

Estagiários não recebem salário e vão paralisar trabalhos a partir de segunda 18

Estagiários não recebem salário e vão paralisar trabalhos a partir de segunda 18

De acordo com o grupo, a paralisação não está sendo motivada somente pelo atraso dos salários.

Por Kleber Souza do Rio Pardo News

Os 81 estagiários da área da Educação contratados pela Administração do prefeito do MDB, Paulo Tucura, em Ribas do Rio Pardo (MS), estão sem receber seus salários referente ao mês de fevereiro, e anunciaram que não vão mais trabalhar a partir da próxima segunda-feira, 18.

Os estagiários reclamam que não há uma data fixa para o pagamento do salário. O que impede que eles pagam as mensalidades da faculdade ‘em dia’ e com desconto. “Eles pagam quando querem, mas desta vez atrasou muito”, reclama outro estagiário.

As informações são do grupo “sem pagamento” que reclama também do baixo valor pago aos estagiários: R$ 720,00. “Na administração anterior, recebíamos um salário mínimo (880,00), depois que entrou o Paulo Tucura diminuiu pra 720 reais”, diz uma estagiária.

De acordo com o grupo, a paralisação não está sendo motivada somente pelo atraso dos salários, mas também para reivindicar um reajuste. “O trabalho é exaustivo, queremos pelo menos um salário mínimo. Isso nos ajudaria muito”, justifica uma estagiária que preferiu não se identificar, com receio de sofrer retaliações. 

#RIBAS75ANOS

Caso seja efetivada a paralisação dos estagiários, cerca de 300 crianças com idade entre 0 e 3 matriculadas em três Ceinf´s do município serão diretamente afetadas. Um transtorno sem precedentes na véspera do aniversário de 75 anos da cidade.

Em média, cada sala de aula da educação infantil, conta com o auxílio de dois estagiários.  Sem esse suporte, o professor fica sozinho com até 20 crianças, o que é humanamente impossível. “Nós sabemos de nosso compromisso e a responsabilidade é grande. Os professores de sala sabem muito bem de como o nosso trabalho é importante no cuidado das crianças. Queremos ser valorizados”.

Em Ribas do Rio Pardo, o convênio entre Prefeitura e IEL, oferece estágio remunerado para estagiários de outras áreas, como na Saúde, Administração e Obras. Os estagiários destes setores receberam o pagamento na última quarta-feira, dia 13, ou seja, no sexto dia útil do mês.

A hipótese mais provável para o suposto atraso é a de que, ocorreu falha no gerenciamento e na transmissão de dados entre Secretaria de Educação e Secretaria de Finanças. Nenhumas das secretarias confirmam o erro.

O QUE DIZ A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Questionada sobre o atraso no pagamento dos estagiários, a secretária de educação, Juliana Meza, disse ao Rio Pardo News que o salário será pago ainda na noite desta sexta-feira, dia 15.“Foi normalizado, a IEL garantiu que cai em conta até às 20h. O prazo é esse. Estou no aguardo”.

Meza não quis comentar se tudo ocorreu dentro do previsto ou realmente houve atraso no pagamento. “Em breve vamos saber”.

 riopardonews@gmail.com
 (67) 98454-6626
 facebook.com/RioPardoNews